Depois de meses de muitas ações desenvolvidas para promover a formação pessoal e a qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social e suas famílias, o projeto FAS para Elas encerrou as atividades de 2022. A festa foi realizada nesta terça-feira (20/12) e reuniu mais de 50 das 144 mulheres que participaram do projeto, nas dez regionais da cidade, ao longo do ano.
Reunidas na sede da Fundação de Ação Socia (FAS), coordenadora do projeto, as mulheres assistiram a um vídeo que mostrou os momentos compartilhados por elas durante as atividades e ouviram o relato de uma das participantes que contou sobre a mudança de vida que teve, desde que participou do FAS para Elas, no Caximba.
“Quando entrei no projeto, no começo do ano, eu estava desempregada e com depressão. Foram no portão da minha casa e me incentivaram. Desde então fiz um curso no Senac, ganhei uma bolsa de estudos e faço o curso deTécnico de Administração no Senai, além de ter sido contratada por uma empesa que presta serviço para o projeto Bairro Novo do Caximba”, contou a mulher, sob aplausos.
Mãe de quatro filhos e separada, Jamyle diz que chegou a fazer curso de Assados e Salgados, mas sempre soube que queria trabalhar na área administrativa. “O FAS para Elas foi uma transformação na minha vida”, disse.
Celebração
O evento teve o objetivo de celebrar o encerramento dos grupos promovendo a reunião das participantes, das equipes responsáveis pela execução do projeto e os supervisores e gerentes regionais, além de parceiros, como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEEPR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A diretora de Proteção Social Básica da FAS, Maria Inês Gusso Rosa, parabenizou as mulheres pela participação no projeto, falou do empoderamento de todas e da importância do trabalho desenvolvido nas comunidades.
“Empoderamento é o poder do movimento que busca a emancipação das mulheres, que ensina a exercitar o que a mulher quer, o que gosta, permite escolhas e o domínio da própria vida”, disse.
Melissa Cristina Alves Ferreira, diretora de Qualificação Profissional e Gestão do Trabalho da FAS, incentivou as mulheres a aplicarem o que aprenderam ao longo do FAS para Elas. “Vocês saíram do projeto carregando uma maleta de conhecimento, façam bom uso dela”, brincou.
A diretora destacou ainda que o FAS para Elas é resultado de um trabalho que conta com muitos servidores da fundação, além de parceiros importantes, como o Senac, que também faz parte de outros projetos de qualificação profissional desenvolvido pela FAS. Durante o evento, o Senac foi representado pelo técnico de Relações com o Mercado, Everson Souza.
Entre os parceiros do FAS para Elas está também o Fab Lab Cidadania Cajuru, da Prefeitura de Curitiba, representado no evento pelo seu gerente, Cleverson de Campos Fuzeti.
Projetos de vida
Lançado como projeto-piloto, em dezembro de 2021, na Regional Tatuquara, o FAS para elas foi levado este ano para todas as regionais da cidade. Durante encontros semanais, as mulheres participam de oficinas de educação financeira, competências empreendedoras pessoais, empreendedorismo, marketing pessoal e informática básica.
O projeto usa a hashtag #partiunovosprojetosdevida e faz parte do plano de governo municipal, atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para erradicação da pobreza no mundo.
Em 2022, o FAS para Elas foi executado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Bairro Novo, Bairro Alto, Iguape Cidadania, Uberaba, Nossa Senhora da Luz, Matriz, Pinheirinho, Fazendinha, Santa Felicidade e Caximba.