O primeiro passo para começar um curso de manutenção de eletrodomésticos é aprender a usar o multímetro. Parece meio complicado lidar com o aparelho, mas as mulheres que fazem o curso realizado no Liceu de Ofícios do Bairro Novo, gerenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, aprenderam rapidinho como fazer. O multímetro é um instrumento usado para medir a corrente ou a tensão elétrica dos eletrodomésticos, para avaliar qual é a peça que está com problema e precisa ser substituída ou consertada.
Para a aposentada Elisângela Chaves de Souza, o uso do multímetro não é mais um bicho de setes cabeças. Ela aproveitou bem as aulas e já aprendeu a consertar chaleira elétrica, cafeteira e outros eletroportáteis estragados que tinha guardados em casa.
“Estou buscando conhecimento e novas formas de empreender. A partir desse curso, talvez seja possível abrir uma pequena empresa ou até trabalhar em uma assistência técnica”, contou Elisângela.
As aulas têm duração de 15 dias e nesse período as alunas aprendem sobre resistores, termostato, tensão elétrica, trocam peças, desmontam e consertam diversos aparelhos, como air fryer, ferro elétrico, máquina de pão, aspirador de pó.
O curso é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Electrolux Group, como destaca o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
“Curitiba tem ofertado emprego e também qualificação com grandes parceiros, como a Electrolux. Esse curso voltado especialmente às mulheres aponta um caminho de trabalho importante para quem talvez nunca tenha tido contato com a área. É uma oportunidade para que elas aprendam e ampliem seu leque de possibilidades no mercado de trabalho”, disse Martins.
A vice-presidente de Pessoas e Comunicação do Electrolux Group América Latina, Valéria Balasteguim, acredita que cuidar das pessoas e impulsionar o desenvolvimento profissional são pilares fundamentais para uma sociedade mais inclusiva e sustentável. “Sabemos que a falta de mão de obra feminina qualificada ainda é um desafio no setor e, ao incentivarmos a participação de mulheres, contribuímos para equilibrar esse cenário e gerar impacto positivo na economia e na vida dessas profissionais”, ressaltou Valéria.
Confiança e conhecimento
A maquiadora e penteadista Anayme de Oliveira ganhou da mãe um kit de ferramentas completo para iniciar uma nova função. Agora, além do estojo com pincéis e itens de maquiagem, vai levar mais uma bolsa com as ferramentas.
“Eu sempre consertei as coisas em casa, mas agora tenho mais confiança e conhecimento. É uma nova oportunidade que aparece e quando temos confiança e conhecimento estamos preparados para começar a trabalhar em uma área nova”, explicou Anayme.
O instrutor do curso é João Rosa, que trabalha há mais de 20 anos ensinando os segredos da manutenção dos eletrodomésticos.
Todos são capazes
Jaqueline Martins é professora de Português e nunca imaginou que conseguiria consertar um eletrodoméstico.
“Eu nunca imaginei arrumar um aspirador de pó e hoje eu consigo abrir, trocar a peça e fazer o conserto. Isso é uma vitória que eu quero compartilhar com todos e afirmo que todos são capazes e podem aprender”, revelou Jaqueline.
Oportunidade
A intérprete de Libras Luana Mara Saretta garante que já consegue fazer os reparos nos aparelhos quebrados com o que aprendeu durante as aulas.
“Surgiu essa oportunidade e decidi aproveitar. Eu já desmontava os equipamentos que estavam estragados em casa para tentar arrumar e aqui eu ganhei mais segurança para consertar o aparelho de algum amigo ou parente da maneira certa”, revelou Saretta.