Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mês do Meio Ambiente

Mudas de jabuticabeiras são as mais disputadas pelos moradores do Boa Vista

Distribuição de mudas na Regional Boa Vista no Dia Mundial do Meio Ambiente. Na imagem Silvana Zanotto com as filhas - Curitiba, 05/06/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura começou a distribuição de dez mil mudas gratuitas de árvores à população. Nesta segunda, as entregas foram feitas nas regionais Portão/Fazendinha, CIC, Tatuquara, Cajuru, Boa Vista e Pinheirinho. Nesta terça (6/6), serão atendidas as regionais Boqueirão, Santa Felicidade, Matriz e Bairro Novo.

Na Rua da Cidadania Boa Vista, as pessoas interessadas se organizaram em uma fila para pegar as mil mudas que estavam à disposição. Mesmo com toda essa diversidade, muitos comparecem ao evento em busca de uma mesma árvore: a jabuticabeira, como foi o caso de Silvana Zanotto, que levou as filhas.

“É a segunda vez que venho, na primeira eu queria a jabuticaba, mas já tinha acabado, então fiquei esperando. Desta vez eu consegui e também peguei uma muda de cerejeira e uma de pitangueira. Em eventos assim é sempre bom trazer as crianças, que acabam querendo levar todas as plantas” conta Silvana.

A moradora Ana Sehn compareceu à ação com um objetivo em específico: “Eu fiquei sabendo em uma reportagem e tenho uma chácara, então sempre estou procurando mudinhas para plantar. É a primeira vez que venho e peguei três árvores do outono (liquidâmbares), uma cerejeira do Japão e um ipê roxo”, comentou Ana.

O servidor da Regional Boa Vista Carlos Zanetti explicou que os moradores da região sempre comparecem aos mutirões da Prefeitura. “É uma ação mensal do município e nós sempre temos uma procura grande no Boa Vista. As pessoas vêm e avisam os familiares e vizinhos. Hoje nós temos as frutíferas jabuticaba, cereja, pitanga e araçá; os ipês amarelo, roxo, verde, que é mais raro, e outras espécies, como o palmito”, explicou Zanetti, que já trabalhou em várias edições da ação.

Para pegar as mudas é necessário apenas comparecer a um dos locais de doação e registrar o nome e a árvore retirada. Há um limite de cinco mudas por pessoa e a distribuição acontece até o fim do estoque.

Essa ação faz parte da celebração do Mês do Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba que, ao longo de junho, oferece diversas ações voltadas à sustentabilidade. CONFIRA AQUI a programação completa.

Desafio 100 Mil Árvores

A iniciativa faz parte do Desafio 100 Mil Árvores, lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019 e que duraria apenas um ano. Com o sucesso e o engajamento da população, o projeto passou a ser renovado anualmente e, hoje, a cidade já contabiliza 353 mil plantios, de acordo com o “arvorômetro”.

A infraestrutura verde da cidade traz diversos benefícios, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera, lembra o diretor do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.

“Por isso, nossa política de ampliação dos plantios é grande aliada nas ações para mitigação e resiliência frente às mudanças climáticas. As árvores ainda promovem sombra e servem de abrigo à fauna silvestre”, reforçou.

Onde buscar a sua muda

TERÇA-FEIRA (6/6)

BOQUEIRÃO - Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430 (a partir das 8h30)
SANTA FELICIDADE - Rua Santa Bertila Boscardin, 213 (a partir das 8h30)
MATRIZ - Praça Rui Barbosa, 101 (a partir das 8h30)
BAIRRO NOVO - Rua Tijucas do Sul, 1.700 (a partir das 14h)