Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Atendimento especializado

Motoristas e atendentes do transporte especial participam de formação para a volta às aulas

Formação dos profissionais do transporte especial. Na foto, Leandro Silva. Curitiba, 04/02/2025. FOTO: Luiz Costa/SME

Cerca de 250 motoristas e atendentes do transporte especial participaram, nesta terça-feira (4/2), da formação voltada aos profissionais que atendem crianças e estudantes com deficiência. O evento “Impactos psicossocial, acessibilidade, acolhimento e convivência das pessoas com deficiência no transporte escolar” foi realizado no Salão de Atos do Parque Barigui.

O secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, destacou a importância da capacitação para a qualidade do atendimento. 

“Formações continuadas são realizadas constantemente em toda a rede municipal de ensino para garantir a qualidade no atendimento aos alunos”, pontuou o secretário.

Atualmente, 2,3 mil estudantes utilizam o transporte especial  do Sistema de Transporte para a Educação Especial (Sites), administrado pela Secretaria Municipal da Educação. Duas empresas contratadas fazem a prestação do serviço. 

O motorista Leandro Silva atua no sistema há cinco meses. 

“Estes encontros são muito importantes para nós, recebemos muitas informações, aprendemos bastante”, resumiu Leandro.

“Vocês são fundamentais para o bem-estar das crianças”, disse o gerente de Gestão de Educação Infantil, Guilherme Medina, para os profissionais. 

O Sites assegura o acesso ao transporte até as escolas especializadas municipais, estaduais e filantrópicas dentro do limite urbano, assim como a volta para casa. Para utilizar o serviço, o aluno precisa apresentar dependência e deficiência (física, mental, intelectual ou sensorial) de longo prazo, comprovadas por meio de avaliação prévia e laudo de profissional especializado.

A responsável pelo Sites na SME, Paola Valentin, explica que os ônibus são adaptados às necessidades dos seus usuários, têm rotas preestabelecidas e horários definidos. Motoristas e atendentes do sistema passam por formação específica para garantir a segurança de todos.

VEJA COMO SOLICITAR 

Se você mora em Curitiba, tem renda de até três salários mínimos e seu filho apresenta alguma deficiência, você pode procurar o Sites. Conforme o Decreto Municipal n.º 1334/2018, para ser usuário do Sistema de Transporte para a Educação Especial, além de residir na capital, o estudante precisa ter mais de quatro anos de idade e apresentar dependência e deficiência (física, mental, intelectual ou sensorial) de longo prazo.

Os pais ou responsáveis devem preencher a ficha cadastral e apresentar o seu cpf e o do estudante, comprovante de endereço que indique uma distância igual ou superior a dois quilômetros entre a residência e a instituição de ensino e comprovante de renda familiar constando remuneração inferior a três salários mínimos.