Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cultura geek

Mostra Traços Curitibanos celebra uma década de divulgação do trabalho de desenhistas locais

Mostra Traços Curitibanos celebra uma década de divulgação de desenhistas locais. - Na imagem, Irmãos Wagner, precursoras da animação em Curitiba. Foto: Divulgação

Traços Curitibanos, maior exposição de obras de desenhistas locais, completa uma década de valorização da cultura geek em uma edição comemorativa, que apresentará o cenário das produções atuais, a partir desta sexta (12/4), no Solar do Barão, no Centro. A entrada é gratuita. 

Realizada a cada dois anos, Traços Curitibanos está em sua 5ª edição bienal e traz neste ano dez exposições divididas entre a Gibiteca, Museu da Gravura e Museu da Fotografia, espaços que integram o Solar do Barão, complexo de artes visuais da Fundação Cultural de Curitiba. Entre as exposições estão A(u)rtistas, o Autismo por Artistas Autistas de Curitiba, A Cinemateca é Brasileira, Underground Ilustrado 3 e a mostra de originais e fotografias dos Irmãos Wagner, feitas pelo fotógrafo Luiz Pacheco. 

Além do Solar, a Cinemateca e o Cine Passeio também participam da celebração. No dia 10 de maio, às 19h, a Cinemateca recebe uma mostra das animações dos irmãos Wagner, e para encerrar a Traços Curitibanos, no dia 5 de julho, o Cine Passeio realiza uma mostra de animação seguida de um debate, também às 19h. 

10 anos da Traços Curitibanos

A mostra divulga o trabalho de ilustradores, quadrinistas, animadores e caricaturistas locais que contribuem para que Curitiba tenha a segunda maior produção de quadrinhos do país.

A proposta nasceu na Gibiteca de Curitiba em parceria com o Setorial de Ilustração e desde 2015 atrai diferentes públicos, totalizando quase 23 mil pessoas que passaram pelas edições da mostra. Em 2018, 2020 e 2023, a exposição concorreu ao Troféu HQMIX, o Oscar dos quadrinhos nacional, como melhor exposição do ano.  

A Traços Curitibanos é executada pela Fundação Cultural de Curitiba através da Gibiteca, com coordenação de Fulvio Pacheco, curadoria de Marcelo Lopes, Antônio Eder, Natan SS, Walkir Fernandes e Celina Pacheco, e produção de Tayná Miessa.

Serviço

12/4 - Abertura da exposição Traços Curitibanos
Local: Solar do Barão, R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533 - Centro
Horário: 19h 
Grátis

10/5 - Mostra das animações dos irmãos Wagner
Local: R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco
Horário: 19h
Grátis

5/7 - Encerramento da Exposição Traços Curitibanos
Local: Cine Passeio, Rua Riachuelo, 410 - Centro
Horário: 19h
Grátis