Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Memória viva

Mostra sobre diáspora negra no Brasil chega à Rua da Cidadania Santa Felicidade

Mostra sobre diáspora negra no Brasil chega à Rua da Cidadania Santa Felicidade, em Curitiba. - Na imagem, Artista visual Miriane Figueira. Foto: Divulgação

A Rua da Cidadania Santa Felicidade recebe, entre os dias 4 e 28 de setembro, na Casa da Leitura Maria Nicolas, a exposição itinerante Reaproprio—me de mim, Futuro Subjetivo, da artista visual, fotógrafa e pesquisadora histórica Miriane Figueira. 

Com entrada livre, a mostra traz reflexões sobre iconografia do período da diáspora negra – reconhecida, historicamente, como imigração forçada dos negros para escravidão no Brasil, principalmente de mulheres negras.

O projeto da exposição foi aprovado em edital do Circuito de Arte e Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e tem apoio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura. Até esta quinta-feira (31), a mostra permanece aberta para visitação na Casa da Leitura Jamil Sneg, na Rua da Cidadania Fazendinha-Portão.

Itinerante

A exposição vai percorrer até junho de 2024, as dez regionais da cidade. Na programação já definida, em outubro, a mostra acontece na Regional Boqueirão. Em novembro, na Rua da Cidadania Tatuquara. Em todos os espaços, a visitação é gratuita, das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Imaginário iconográfico

Na mostra são expostas 18 reproduções das obras em placas PS com imagens iconográficas do período da diáspora negra no Brasil. Para a produção, as obras originais foram feitas com fotografia impressa por transfer em algodão, tinta para tecido e costura.

“As obras foram impressas em algodão para pensar de modo simbólica essa construção do Brasil através da mão de obra negra, na plantação de fumo, algodão e café”, explicou a artista e fotógrafa, Miriane Figueira.

A exposição destaca, principalmente, fotografias de mulheres negras e nuas e ressignifica essas imagens com emblemas, símbolos e abordagens de empoderamento.

Serviço: Reaproprio-me de mim e Futuro Subjuntivo

Local: Casa da Leitura Maria Nicolas, Rua da Cidadania Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 231)
Visitação: de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h, e das 13h às 17h.
Gratuito

Próximas datas

Setembro - Regional Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213)
Outubro - Regional Boqueirão (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430)
Novembro - Regional Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n, esquina com a Rua Pres. João Goulart)
Visitação gratuita de segunda a sexta, das 8h às 18h

 

Em alta