Uma exposição de desenhos, colagens, textos, jogos e até um vídeo sobre trabalho infantil será uma das atrações do Comunidade Escola que acontecerá, neste sábado (25/6), das 13h às 17h, Escola Municipal Caic Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, na Regional Bairro Novo. Será o primeiro evento cultural e de lazer comunitário promovido pela Prefeitura depois da pandemia do novo coronavírus.
Os artistas da mostra são alguns dos mais de 4 mil estudantes a partir do 4°, 5º, 6° e 7º anos das 19 escolas da Regional Bairro Novo. Eles participaram do projeto de conscientização desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Prefeitura, para provocar a conscientização sobre o trabalho infantil e a importância de se denunciá-lo.
“Como são muitas as crianças e adolescentes que participaram e não haveria espaço para todos, cada escola estará representada por um trabalho”, conta a articuladora pedagógica do Núcleo Regional da Secretaria Municipal da Educação, Sandra Traiano.
Projeto e mostra coincidem com o mês em que se celebra o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (12/6), instituído há 20 anos pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Nessa data se promovem reflexões sobre o direito de todas as crianças à infância segura, à educação e à saúde, livres da exploração infantil e de outras violações. As ações têm objetivo de conscientizar a sociedade sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil e a necessidade de eliminá-lo do planeta.
Comunidade Escola
O programa Comunidade Escola consiste em manter as escolas da rede municipal de ensino abertas no sábado a tarde para a comunidade. O objetivo é proporcionar o aperfeiçoamento e as mudanças nas áreas de atendimento a demandas sociais, abrangendo o combate à violência, a ação social e a segurança alimentar, a cultura e o esporte e lazer.
Serviço:
Exposição de trabalhos de combate ao trabalho infantil
Local: Escola Municipal Caic Guilherme Lacerda Braga Sobrinho (Rua Pastor Waldomiro Bileski, 71 - Sítio Cercado)
Data: 25/6
Horário: das 13h às 17h