Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Poesia urbana no Cajuru

Mostra de pinturas na Rua da Cidadania homenageia Curitiba no mês de aniversário da cidade

Mostra de pinturas na Rua da Cidadania homenageia Curitiba no mês de aniversário da cidade. Na imagem, Elaine Santos. Curitiba, 19/03/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

A Rua da Cidadania do Cajuru festejou antecipadamente os 332 anos de fundação de Curitiba, nesta quarta-feira (19/3), mas as homenagens pela data continuam. Desde ontem (18/3), está aberta no local a exposição de artes visuais Uma Poesia Urbana, sobre lugares e referências que remetem a Curitiba.

A mostra é uma resposta ao desafio lançado pela pintora e professora Vivien Zanlorenzi, que dá aulas de pintura no local. “O resultado foi surpreendente e equivale a um passeio por lugares considerados cartões-postais da cidade e sua paisagem”, conta. São eles o Bosque do Alemão, a Feirinha do Largo da Ordem, o Jardim Botânico, o Museu do Olho e o Bosque do Papa. Em vez dos meios de transporte comuns, o veículo para trilhar o percurso rumo aos atrativos da cidade são as pinceladas em tinta óleo e acrílica de oito artistas-alunas, todas mulheres.

Paisagem natural

Três delas optaram por se deter às surpresas reservadas pela paisagem natural e cuja beleza apenas os olhares mais atentos ou a imaginação conseguem captar. Uma retratou um imponente conjunto de araucárias; outra, uma cerejeira rompendo a calçada; e a terceira, uma gralha azul. Elaine Santos é a autora de Momento, a pintura em acrílica sobre tela que faz uma leitura da ave símbolo do Paraná. “A ideia foi retratar o olhar que, surpreso, identifica toda a beleza dessa ave rara no galho alto da árvore. Por que não encontrar em Curitiba esse pássaro de corres vivas?”, justifica.

Ceramista e artista têxtil que está começando a se dedicar à pintura, Elaine é catarinense de Lages mas mora em Curitiba desde os primeiros meses de vida, sempre no Cajuru. “Curitiba, pra mim, é sinônimo de tranquilidade. Não me mudaria daqui por nada”, afirma.  

Serviço

Exposição Uma Poesia Urbana

Local: Rua da Cidadania do Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150, 1º andar)
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Até 31 de março
Grátis
Para todos os públicos