A Cinemateca de Curitiba apresenta, de terça (06) a sexta-feira (10), a mostra “Anima-te”, que reúne filmes que são referências na história do cinema de animação no Brasil. Entre os filmes da mostra estão “Piconzé”, primeira animação colorida realizada no país por Yppê Nakashima, e “Smilinguido e a Moda Amarela”, de Márcia D’Haese, primeiro filme mundial que tem o tratamento eletrônico, com desenhos e atuações técnicas a partir do 3D.
Serão exibidos também curtas-metragens de Tadao Miaqui, representando a produção local, como “A Verdadeira Origem das Espécies”, “Em 1972”, “Quando Jorge foi à Guerra” e “O Tamanho que Não Cai Bem”, e os documentários “Vida e obra de Yppê Nakashima” e “Luz, Anima, Ação”, de Eduardo Clavet, que registram a história da animação brasileira. Após a exibição dos filmes, haverá debates com os realizadores. Participam dos debates Itsuo Nakashima , filho de Yppê Nakashima e um dos colaboradores na produção de “Piconzé”, Márcia D’Haese, criadora do Smilinguido, além do animador curitibano Tadao Miaqui e do diretor Eduardo Calvet.
Confira a programação:
06/05 às 19h – Palestra com debate e exibição do documentário de Yppê Nakashima – Com a participação de Itsuo Nakashima
07/05 às 19h – Palestra com debate e exibição de Piconzé – Com a participação de Itsuo Nakashima
08/05 às 19h – Palestra com debate e exibição de Smilinguido – Moda Amarela – Participação de Márcia D’Haese
09/05 às 19h – Palestra com debate e exibição Especial Tadao Miaqui – Participação de Tadao Miaqui
10/05 às 19h – Palestra com debate e exibição do documentário Luz, Anima, Ação – Participação de Eduardo Calvet e encerramento.