Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Correção geométrica

Moradores do Vista Alegre são atendidos com obra para organizar o trânsito

Obras de correção geométrica na confluência das ruas Antônio de Grade, João Tschannerl e João Carlos Pedrosa, no bairro Vista Alegre. Curitiba, 04/04/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Está em fase de acabamento e limpeza a obra da Prefeitura de Curitiba que corrigiu a geometria e regularizou as calçadas na confluência das ruas Antônio Grade, João Tschannerl e João Carlos Pedrosa, no bairro Vista Alegre. A intervenção para organizar a circulação de veículos na região e facilitar o trajeto do transporte coletivo, dos pedestres e ciclistas aconteceu a partir de sugestão apresentada pelos moradores no programa Fala Curitiba, da Prefeitura.

Iniciada em meados de janeiro, a intervenção resultou em um novo traçado da via, implantação de rotatória, serviços de drenagem, requalificação de 270 metros calçadas planas, com acessibilidade, 135 metros de asfalto novo, sinalização e paisagismo. A obra foi coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Conversão de veículos

A rotatória, os canteiros implantados nas vias e a nova sinalização ordenaram a conversão dos veículos que acessam a Rua Antônio Grade a partir da Major Virgulino Esmanhotto e João Carlos Pedrosa e permitiram assim melhor fluidez no trânsito. Além das melhorias viárias, o local recebeu novo sistema de drenagem.

Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, destaca duas importantes finalidades alcançadas com os trabalhos.

“O fluxo intenso e desordenado de veículos na região precisava de uma solução. A população, de forma organizada e participativa, apontou a obra como prioridade e aí estão as melhorias realizadas para a segurança de condutores e pedestres e que serviram para reduzir os tempos de deslocamentos”, avalia Rodrigues.

Ligação entre bairros

A Rua Antônio Grade faz a ligação entre os bairros Vista Alegre e Pilarzinho e é rota de quatro linhas de ônibus: 020-Interbariros II (Horário), 021-Interbairros II (Anti-Horário), 160-Jardim Mercês/Guanabara e 168-Raposo Tavares. O entorno cresceu em número de comércios e residências nos últimos anos e as vias, projetadas há várias décadas, acabaram ficando subdimensionadas.

As mudanças eram consideradas fundamentais por moradores, comerciantes e pelas pessoas que circulam no local. O consultor empresarial e imobiliário Fernando Mauricio Signorini é morador do bairro e esteve entre os que reivindicaram as mudanças. A mobilização foi feita a partir da Associação de Moradores e Empresários Vista Alegre/Mercês (Amoem), presidida por ele.

“O Fala Curitiba é uma das melhores ferramentas da Prefeitura, um instrumento valioso que dá voz ao cidadão e promove a educação participativa. A nova geometria dessa rua é um exemplo, apresentamos a demanda, foi uma das mais votadas pelos moradores e aqui está a obra concretizada”, declarou Signorini.

Segundo o morador, também são resultados da intervenção a revitalização das ruas no entorno da nova rotatória e a organização nas áreas de estacionamento.

Outro morador local que aprovou o resultado da obra é Renato Desplanches, que trabalha como motorista de aplicativo. “Era difícil e demorado acessar a Rua Antonio de Grade, a gente perdia tempo e se arriscava no trânsito. Ficou organizado e muito bem sinalizado, agora é a vez dos motoristas fazerem sua parte e respeitar”, diz Desplanches.

Sistema viário

A intervenção na Rua Antonio Grade integra um lote de obras similares e planejadas pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa de Curitiba (Ippuc) para melhoria do sistema viário em toda a cidade. Três delas são no Vista Alegre.

Está em andamento obra que modificará o traçado da Rua Arthur Leinig, no cruzamento com a Rua Carlos Razera, na altura do Farol do Saber e Inovação Machado de Assis. A implantação de um canteiro central na confluência das vias, a readequação do sistema de drenagem, novas calçadas acessíveis, paisagismo e sinalização vão organizar a circulação na região que dá acesso a instituições de ensino, além de servir como ligação entre os bairros das regionais Centro e Santa Felicidade. A obra também foi eleita pelos moradores como prioridade para a região.

Ainda neste mês de abril terá início a correção da geometria da Rua João Tschannerl.

E em outro ponto da cidade, na divisa entre os bairros Capão Raso e CIC, está em fase final a obra de reestruturação e correção geométrica na confluência das ruas Pedro Gusso, Senador Accioly Filho, Theophilo Mansur e Gregório Thomaz.

Fala Curitiba

O Fala Curitiba é o programa de consultas da Prefeitura em que a população é convidada a indicar os temas prioritários para a composição das leis de orçamento da cidade. Começou na última segunda-feira (3/4) a nova fase da edição de 2023 do programa. Ainda há tempo para os cidadãos apresentarem sugestões para compor a Lei Orçamentária Anual (LOA). SAIBA MAIS AQUI.

Em alta