Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
População atendida

Moradores do Fazendinha acompanham a evolução de obras da Prefeitura de Curitiba

O vice-prefeito Eduardo Pimentel acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues e do vereador Márcio Barros , vistoria obras solicitadas pela comunidade no Fazendinha em Curitiba. . Curitiba 11/04/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A implantação de um canal em forma de U no Córrego Formosa, o primeiro pavimento em rua antes coberta de saibro, a manutenção em sistema de drenagem e a melhoria no acesso ao Parque Guairacá. Quatro obras da Prefeitura de Curitiba no bairro Fazendinha passaram pela vistoria técnica do vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, na tarde desta quinta-feira (11/4).

As intervenções haviam sido solicitadas pela população. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Eduardo esteve acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, do administrador Regional do Portão, Gerson Gunha, e do vereador Márcio Barros. Durante a inspeção, o vice-prefeito foi abordado pelos moradores que aproveitaram o encontro para agradecer os serviços e apresentar novas sugestões. 

"Nossa gestão é comprometida em ouvir e colocar as necessidades das pessoas em primeiro lugar. São os moradores locais que têm o melhor conhecimento sobre quais obras e serviços são prioritárias para melhorar a qualidade de vida", afirmou Pimentel.

"Além disso, realizar inspeções nas obras em andamento é uma maneira de estarmos mais próximos dos cidadãos e garantir que a colaboração entre a Prefeitura e as comunidades esteja sendo eficaz", destacou.

Asfalto no Saibro 

A vistoria teve início pela Rua Adolfo Froese, que teve o saibro coberto pelo asfalto e recebeu completo sistema de drenagem, com implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fios. A obra, recentemente concluída, aconteceu ao longo de 170 metros, desde a Luiz Carlos Bruginski até a Doutor Egídio Pereira, transformando a rua antes sem infraestrutura em uma via urbanizada. 

Marginal ao Parque Guairacá, a Rua Adolfo Froese, que também serve como acesso ao módulo da Polícia Militar (1° Comando Regional), está recebendo outra intervenção, também muito reivindicada pelos moradores. A melhoria na ligação da via com o parque, com a implantação de rampa e escadaria ligando-a à Rua José V. Pinheiro de Florença. 

Iniciado na segunda quinzena de março, os serviços devem ser concluídos até o fim de junho. 

Na Rua José Pinheiro Machado os trabalhos são de manutenção do sistema de drenagem para evitar alagamentos na região. 

Macrodrenagem 

Distante alguns quarteirões, Eduardo Pimentel conferiu detalhes da obra de macrodrenagem em andamento no Córrego Vila Formosa, na Rua Aristides Borsato. Com investimento de R$ 11,5 milhão, custeado pelo Tesouro Municipal, a intervenção consiste na implantação de canal em forma de U para estabilização dos taludes no córrego em um trecho de 428 metros, entre as ruas João Bettega e Edivino Antônio Deboni.

“Obra importante para fazer a contenção de cheias nesta área que recebe o afluente do Rio Barigui”, explicou Eduardo Pimentel aos moradores. 

Segundo o secretário de Obras Públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues, a instalação do canal em U vai ajudar a reduzir os impactos das chuvas fortes melhorando a qualidade de vida dos moradores da Rua Aristides Borsato.

“O canal está sendo implantado para facilitar o fluxo eficiente da água ao longo de sua extensão, diminuindo as chances de obstruções e acúmulo de sedimentos. Além disso, sua estrutura será eficaz na redução da erosão das margens, conferindo-lhe maior estabilidade e durabilidade”, disse Rodrigues. 





 

Em alta