Para os moradores da Rua Izabel Gomes Posselt, no Alto Boqueirão, na Regional Boqueirão, o antipó remendado que cobre a via está com os dias contados. Isso porque a pavimentação da rua, que é uma expectativa antiga da comunidade local, será a principal demanda a ser defendida na reunião final da consulta pública Fala Curitiba. No Boqueirão – a regional à qual pertence o bairro – o encontro está marcado para o próximo dia 3 de agosto.
“Das cerca de mil pessoas que moram aqui, seguramente vamos levar umas 300 para essa reunião. Todos querem muito e estão confiantes”, diz o marceneiro Vlamir Gonçalves Martins, que mora e trabalha no mesmo endereço. É dele uma das poucas casas da rua, onde estão seis antigos condomínios de apartamentos que se diferenciam pelo correspondente algarismo romano depois da expressão Condomínio Jardim Araucária.
À altura dos moradores
Maria Osmerina Rodrigues de Lima é síndica do Condomínio Jardim Araucária VI, onde mora há mais de 30 anos. “É um lugar ótimo, bem residencial, arborizado, mas que precisa ter uma rua à altura das pessoas que gostam tanto dele”, define a administradora.
Apesar de não ser proprietária do imóvel onde mora, Sônia Mazoti Depizoli acompanha a reivindicação dos vizinhos e acrescenta uma outra. “Também queremos a revitalização do bosque que fica bem atrás dos nossos prédios”, conta, referindo-se à Praça Reverendo Elias Abrahão, situada junto a uma área de proteção ambiental.
Para a área verde, futuramente, os moradores estudam pedir melhorias. Nessa edição do Fala Curitiba, eles também poderão votar na proposta de interligação cicloviária entre a Praça Elias Abrahão e a Praça do Semeador, no Sítio Cercado, ao longo do Ribeirão dos Padilha.
A votação de obras e ações para o Fala Curitiba 2023 está aberta pelo site e por meio das unidades móveis da consulta pública.
Serviço: Fala Curitiba na reta final
COMO PARTICIPAR
- Pelo site, a partir da meia-noite de 24/7 até 48h antes da respectiva reunião regional
- Pelo Fala Móvel, também a partir da meia-noite de 24/7 e até 02/8, dependendo da data de cada reunião regional, de manhã e à tarde
- Na reunião na Regional onde moram os cidadãos, de 31/7 a 4/8, às 19h