O dia a dia ficou mais fácil para moradores e comerciantes dos bairros Abranges e Barreirinha contemplados com obras de recuperação do asfalto. Intervenções do programa Asfalto Novo, da Prefeitura de Curitiba, dão conforto e segurança às famílias das ruas Rua Antônio Krainiski, Carmelina Cavassin e Tenente Coronel Muniz de Aragão.
As três integram um conjunto de 165 ruas requalificadas no primeiro quadrimestre deste ano, em diferentes bairros. Foram cerca de 41 ruas com asfalto novo entregues por mês na cidade.
“A rua agora está parecendo um tapete”, conta a atendente de telemarketing Brenda Ly, de 48 anos, moradora da Rua Antônio Krainiski, no Abranches.
Brenda contou que a rua estava muito esburacada, precisando da intervenção. Os serviços que restabeleceram a qualidade do asfalto aconteceram em dois trechos, totalizando 610 metros de asfalto novo. Foram 430 metros entre as ruas Padre José Joaquim Coral e João Gava e em outros 180 metros entre a João Gava e a Nilo Peçanha.
No Barreirinha as ruas contempladas neste primeiro quadrimestre foram a Carmelina Cavassin e a Tenente Coronel Muniz de Aragão, que juntas somam mais de 1 km de nova pavimentação de qualidade. Foram 1.160 metros requalificados na Rua Carmelina Cavassin, desde a Avenida Anita Garibaldi até Rodolpho Nunes Pereira, contemplando moradias, escolas e também comércios.
“Com o asfalto novo até o movimento da panificadora aumentou. Os clientes também comentam da melhoria que deixou a rua mais segura”, conta Paola Rodrigues da Silva, 25 anos, funcionária da panificadora Leve Mais Sabor, um dos comércios da via.
A Rua Tenente Coronel Muniz de Aragão recebeu manutenção no asfalto no trecho de 107 metros entre a Rua Carmelina Cavassin e a Gutavo Barroso, além de nova sinalização.
Patrícia da Costa, 37 anos, proprietária da papelaria e doceria Capriche, localizada no trecho contemplado, contou que a revitalização deu nova organização à via. “A manutenção da rua pra gente que trabalha aqui foi ótima. A nova sinalização, com as placas e faixas pintadas deixou muito mais organizada”, relata Patrícia.
Mobilidade urbana e bem-estar
O programa Asfalto Novo, criado em 2017 com o objetivo de trazer avanços em mobilidade urbana e bem-estar, é uma das marcas da gestão Rafael Greca. As intervenções são coordenadas pela Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura (Smop) e já asseguraram mais de 853 km de requalificação em mais de 1.465 ruas, em bairros das dez administrações regionais da cidade.
Somente nos 12 bairros que integram a administração regional Boa Vista são 262 ruas contempladas com obras que garantiram cerca de 124 km de asfalto novo na região.
"Com essas obras, além de impactos positivos na qualidade de vida das pessoas, também movimentamos a economia da cidade, com a abertura de centenas de postos de trabalho”, explica o secretário municipal de Obras, Rodrigo Araújo Rodrigues.