Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Igualdade racial

Moradores de Curitiba podem ver atrações da cultura afro nos últimos dias do Mês da Consciência Negra

Moradores de Curitiba podem ver atrações da cultura afro nos últimos dias do Mês da Consciência Negra. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Apresentações de Hip-hop e Mostra de Estética Afro são as atrações deste sábado (23/11) da edição Ubuntu da Caravana Étnico-cultural, que desde o começo de novembro celebra o Mês da Consciência Negra com uma variada programação aberta ao público de todas as idades.

O evento temático sobre Hip-hop acontece na Praça Vasco Taborda Ribas, no Pilarzinho, a partir das 14h. Além das apresentações com DJ Cesinha, Griffo, Vânia, Samuka e Liah Vitória, quem passar pela praça também poderá ver e comprar peças artesanais na Feira de Afro-empreendedores. Promovido pelo Conselho Municipal de Política Étnico-racial (Comper), o evento vai até as 18h.

O Comper também dá suporte à Mostra de Estética Afro, das 19h às 22h, em um endereço caro ao segmento negro de Curitiba: a Sociedade 13 de Maio. Entre as atrações, estão programadas atividades como discotecagem, desfile afro, apresentações musicais e de dança, além da venda de quitutes preparados por afro-empreendedores.

Conhecer e combater o preconceito

Segunda-feira (25/11), no Centro de Referência Afro Enedina Alves Marques (Creafro) da Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-racial da Prefeitura, é dia de Cine-debate sobre o documentário “Atlântico Negro: na Rota dos Orixás”, do diretor Renato Barbieri. O filme evidencia a influência africana na cultura e na religiosidade brasileira e, ao mesmo tempo, indaga sobre o apagamento estimulado no Brasil, ainda racista. A atividade começa às 14h.

Já na terça-feira (26/11), no mesmo local, o assunto é “Letramento racial” – um processo de educação e conscientização para que as pessoas estejam aptas a identificar e combater as diferentes manifestações de racismo. O bate-papo começa às 14h.

A programação do Mês da Consciência Negra termina no dia 30/11 (sábado), no Mercado Municipal do Capão Raso. Essa unidade de abastecimento da Prefeitura sediará, a partir das 14h, o “Novembro Negro” – um festival com exposição de produtos de afro-empreendedores e a apresentação “Samba do Cassin”.

Serviço

Atrações do Mês da Consciência Negra

Dia 23/11 (sábado)

Das 14h às 18h, Hip-hop na Praça Vasco Taborda Ribas (Rua José Morais, 33, Pilarzinho)
Das 19h às 22h, Mostra de Estética Afro na Sociedade 13 de Maio (Rua Clotário Portugal, 274, São Francisco)

Dia 25/11 (segunda-feira)

A partir das 14h, cine-debate no Creafro (Rua Barão do Rio Branco, 45, 2º andar)

Dia 26/11 (terça-feira)

A partir das 14h, “Letramento racial” no Creafro (Rua Barão do Rio Branco, 45, 2º andar)

Dia 30/11 (sábado)

A partir das 14h, “Novembro Negro” no Mercado Municipal do Capão Raso (Rua Otto Cabel, 51, em frente ao terminal de ônibus do bairro)