Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Casa própria

Moradores da Vila Zanon acompanham avanço no processo de regularização da área

Moradores da Vila Zanon acompanham avanço no processo de regularização da área. Curitiba, 19/02/2025. FOTO: Rafael Silva/Cohab

Lideranças da Vila Zanon, localizada no bairro Tatuquara, estiveram na Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) nesta terça-feira (18/2) para se atualizarem sobre o andamento do processo de regularização fundiária da área, onde foram identificados pelo município 282 domicílios ocupados. A demanda foi encaminhada pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma.

Os moradores foram recebidos pelo presidente da Cohab, André Baú, e pelo chefe de gabinete, Nazir Chain. Durante o encontro, foram esclarecidas as etapas do processo que busca garantir a titulação definitiva dos lotes às famílias residentes.

No preview available
No preview available
No preview available


André Baú, presidente da Cohab.

“Reunião importante com lideranças da vila Zanon, uma  comunidade consolidada e já atendida por obras de infraestrutura, mas que aguarda pela titulação. Estamos trabalhando forte para agilizar o processo, pois a regularização fundiária é um dos grandes eixos de nossa atuação”, destacou Baú.

Etapas 

Em 2023, equipes da Cohab percorreram a localidade, de casa em casa para realizar o mapeamento da área e o cadastro socioeconômico dos moradores, exigências para que a Reurb seja instaurada. A Reurb de interesse social (Reurb-S) é aplicada em comunidades nas quais a maioria da população possui renda de até três salários mínimos.

No ano passado, um decreto municipal instaurou formalmente o processo de Reurb da Vila Zanon, que é a primeira etapa para a regularização.  Hoje o processo está na segunda etapa, com a análise de órgãos municipais como a Secretaria do Meio Ambiente e a Comissão de Regularização de Loteamentos (CRL), vinculada à Secretaria de Urbanismo.

A fase atual envolve uma análise técnica detalhada e questões administrativas. O processo culmina na expedição da Certidão de Regularização Fundiária (CRF), documento que permite aos moradores obterem o título de propriedade de seus lotes.

No preview available
No preview available
No preview available

Tico Kuzma, vereador.


“Trouxemos os representantes da associação para dialogar com o novo presidente da Cohab, André Baú. As etapas em andamento foram apresentadas e os moradores saíram satisfeitos com os esclarecimentos”, afirmou o vereador Tico Kuzma.

Reurb

A Regularização Fundiária Urbana (Reurb) é um instrumento legal que possibilita a formalização de assentamentos urbanos consolidados, a fim de garantir a posse da terra para as famílias residentes, por meio da titulação dos lotes habitacionais. Ela foi regulamentada em Curitiba por meio do decreto número 1488/22.

De acordo com as legislações federal e municipal, apenas ocupações anteriores a 22 de dezembro de 2016 podem ser consideradas assentamentos irregulares consolidados passíveis de regularização. Áreas ocupadas após essa data não se enquadram.

Após o encontro na Cohab, o líder comunitário Albertino Lourenço Neto expressou otimismo. “Foi muito bom conhecer essa nova diretoria, sabemos que toda mudança leva um tempo para adaptação, mas o que vou levar para a comunidade é que senti bastante vontade de resolver nossa situação”, avaliou.