Quem mora ou visita a Vila Pantanal, no Alto Boqueirão, aprovou o novo itinerário da linha de ônibus 533-Erico Veríssimo/Pantanal, que liga a região ao Terminal Boqueirão. O principal motivo da satisfação com a mudança, em vigor desde o início de fevereiro, foi a instalação de duas paradas na Rua Maria Josephina Monteiro Franco, em local mais acessível.
Até então, o ponto de ônibus ficava na Rua Waldomiro Correa de Matos, no alto de um barranco. Para chegar até ele, era preciso usar uma escada improvisada pelos moradores. Ou então, era necessário se deslocar até o ponto final e pegar o ônibus em frente à Unidade de Saúde Pantanal.
Edson Carpegiani Milani, presidente da Associação de Moradores da Vila Pantanal.O prefeito Eduardo Pimentel pediu prioridade na solução da questão, que era uma demanda da comunidade. “Era um problema para pessoas em cadeiras de rodas, idosos e mães com bebês, e que agora está resolvido”, lembra o presidente da Associação de Moradores da Vila Pantanal, Edson Carpegiani Milani, mais conhecido como Gordo.
A mudança foi possível porque a Prefeitura fez obras de pavimentação e drenagem no acesso, que era de saibro. Por causa do tipo de pavimento, o ônibus não podia passar pela via. A linha transporta 915 passageiros por dia, de segunda a sexta-feira.
Melhoria mais que aprovada
Para a diarista aposentada e ex-moradora do bairro Adel Aparecida de Oliveira, a mudança veio a calhar. “Com 75 anos, era um problema descer o barranco. Agora está nota 10”, elogia ela, que volta sempre à Vila Pantanal para visitar a irmã, que mora quase em frente ao novo ponto de ônibus.
Adel Aparecida de Oliveira, aposentada.Também vizinha do local, a auxiliar administrativo Jaqueline Pereira foi beneficiada pela mudança. “Além de mais fácil para ir e voltar do ponto, agora ficou pertinho da minha casa”, compara.
A justificativa é compartilhada pela auxiliar de serviços gerais Maria Aparecida Santos Melo, que está em tratamento de saúde.
“Uso muito o ônibus para ir na fisioterapia da coluna e isso facilitou bastante. Se já não era fácil pra uma pessoa saudável, imagine subir e descer o barranco com dor”, diz Maria Aparecida.
A mudança de rota foi viabilizada a partir de estudos da Urbanização de Curitiba (Urbs). As obras de pavimentação e drenagem foram feitas pela Secretaria do Governo Municipal, por meio do Distrito de Manutenção Urbana da Regional Boqueirão.