Nesta quinta-feira (16/5), a comunidade do Tatuquara foi presenteada com o lançamento da obra do Restaurante Popular do bairro. A ocasião contou com uma programação repleta de atividades sobre alimentação saudável e sustentável, troca de experiências e oficinas. A programação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Das 14h às 17h, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma mostra sobre o ciclo do alimento, destacando Curitiba como referência em sistemas alimentares sustentáveis. A programação incluiu oficinas culinárias, orientações sobre hortas urbanas e compostagem, além de diversas exposições e informações sobre programas alimentares.
Duas oficinas culinárias foram destaque no evento. A chef Vania Krekniski conduziu a oficina sobre como preparar Peixinho da horta empanado no fubá ao molho Aioli de cúrcuma. Já o chef Matheus Garcia teve a companhia do ex-aluno da Escola de Segurança Alimentar da prefeitura, Lucas Eduardo da Cruz, na oficina de Molhos para massas: pesto, pomodoro e bechamel.
Os moradores também receberam orientações sobre como cultivar hortas em pequenos espaços e técnicas de compostagem. Informações detalhadas sobre o Programa Armazém da Família e o Banco de Alimentos de Curitiba foram disponibilizadas, juntamente com dados e resultados alcançados por esses programas.
Exposições e Mostras
A exposição dos produtos comercializados pelas 35 unidades do Programa Armazém da Família atraiu a atenção dos visitantes, assim como a mostra de empreendedorismo social, onde produtos como pães, bolachas e bolos simples, preparados nas Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional, estavam à venda.
Voluntárias do grupo "O Amor é o Tempero", do Mesa Solidária Dom Bosco – Regional Tatuquara, explicaram o trabalho desenvolvido pelo projeto. Alunos das Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional também compartilharam suas experiências e os impactos positivos dos cursos em suas vidas.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, destacou a importância dessas atividades para a comunidade do Tatuquara. “Nosso objetivo é promover a segurança alimentar e estamos muito felizes em lançar este projeto que vai beneficiar diretamente a comunidade local. O Restaurante Popular do Tatuquara não é apenas um espaço para refeições, mas um centro de aprendizado e desenvolvimento. Queremos que a população participe ativamente, aprenda sobre alimentação saudável e sustentável, e se beneficie das informações e ações oferecidas”.