Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Atenção aos bairros

Moradores aprovam recuperação de ponte e de ruas da Cidade Industrial de Curitiba

Reconstrução da ponte e das estrutura de contenção do Ribeirão dos Muller na rua Soldado Agnaldo Gonçalves, no bairro CIC. Curitiba, 16/02/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS

Moradores das ruas Soldado Aguinaldo Gonçalves e Irmã Flora Compostrini, no bairro CIC, comemoram obras da Prefeitura de Curitiba na região.

Equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham na reconstrução da ponte de madeira sob o Ribeirão dos Padilhas que liga as duas vias também contempladas com obras de asfalto novo. Os serviços estão em andamento com previsão de conclusão em março.

A nova ponte de madeira tem 6,30 m de comprimento e 6 m de largura e está em fase final de implantação. A passagem substitui a anterior, danificada pela ação do tempo.

No final de janeiro, após um período de chuvas volumosas, parte da cabeira desmoronou devido ao processo de erosão ocasionado pelo excesso das águas. As equipes foram ágeis e iniciaram a intervenção emergencial no dia seguinte.

Paralelamente à reconstrução da ponte foram realizados serviços de limpeza e retirada dos entulhos, além da reconstrução da contenção e concreto nas laterais da passagem.

Para formar a nova estrutura de contenção foram usados 31 tubos de concreto, concreto e rachão (pedra marruada). Após as reconstruções será realizada a recomposição da grama e do paisagismo no local.

De acordo com o Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, equipes da Prefeitura já atuavam na região com obras e serviços, como a manutenção do antigo antipó das duas vias.

“Somadas as intervenções que haviam sido programas a partir das demandas da população, precisamos agir rápido e de forma emergencial para restabelecer a ponte que é a principal passagem dos moradores que circulam pelo local”, disse Rodrigues.

Ação rápida

Comerciante e também morador da Rua Irmã Flora Compostrini, Juraci da Silva Fulgencio elogiou a ação rápida da Prefeitura.

“Já estavam fazendo melhorias antes daquelas chuvaradas, mas aí veio um aguaceiro forte, derrubou a ponte e parte da cabeceira, mas no outro dia já estavam aqui trabalhando para consertar. E está ficando bom”, disse Fulgencio.

Proprietário de uma mercearia localizada a poucos metros da ponte, ele destaca a importância da passagem, acesso das pessoas a escolas, creches, unidade de saúde e parte do comércio. “A ponte novinha e o asfalto recuperado, sem buracos, completam as melhorias. Para quem vive do comércio o acesso seguro é tudo”, completou o comerciante.

Asfalto Novo

A requalificação do asfalto nas duas vias integra as ações do programa Asfalto Novo, de requalificação da malha viária da cidade. Desde que que foi lançado em 2017 o programa já requalificou aproximadamente 800 km de vias nos bairros das dez administrações da cidade.

Na Rua Irmã Flora Compostrini as melhorias acontecem no trecho compreendido entre as ruas Theodoro Locker e Soldado Agnaldo Gonçalves, em 210 m de extensão. Na Rua Soldado Agnaldo Gonçalves o antigo antipó deteriorado pela ação do tempo recebe manutenção em 190 m, entre a Rua Getúlio Silveira e a Doutor Plínio de Mattos Pessoa.

As duas ruas receberam serviços de reciclagem, que renova a camada de asfalto danificada e reforça a estrutura do pavimento.

O diretor do departamento de pontes e drenagem da Smop, Ubiratan Cardoso, destaca outra recente intervenção no local. “Em novembro passado, a ponte sobre o Ribeirão dos Müller, na Rua Theodoro Locker, CIC, também recebeu serviços de manutenção da Prefeitura e ficou mais segura”, diz Cardoso. 

Equipes do departamento trabalharam na construção de uma nova ala lateral para a estrutura que estava sendo afetada por erosão. Para corrigir os danos uma nova base de concreto foi construída na margem direita do rio.

Cardoso ressalta ainda que a Prefeitura investe na construção e manutenção das estruturas necessárias para minimizar o impacto das chuvas na cidade, que é cortada por vários rios e córregos.

Em 2022, entre outras intervenções, foram feitos 2.139 serviços, como limpeza e desassoreamento de rios e córregos, substituição de tubulações de galerias de águas pluviais; limpeza de galerias e construção de muro de arrimo para contenção de taludes nas margens de rios e córregos.