Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Tem trabalho nos bairros

Moradores aprovam obras de asfalto feitas pela Prefeitura de Curitiba em três ruas do Alto Boqueirão

As donas de casa Sônia Fraco Pereira e Sirlei Bragion, vizinhas e amigas, também celebraram a revitalização da rua, que virou tema de conversa na comunidade.. Curitiba, 15/01/2025. Foto Valquir Aureliano/SMCS

Três importantes vias do Alto Boqueirão recebem manutenção no pavimento para melhorar a mobilidade na região. Desde a última quarta-feira (14/1), equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) iniciaram a reciclagem do asfalto nas ruas Luiz Machuca, Itaúna do Sul e Geraldo Warkentin. Juntas, as vias que se sucedem, somam 1.186 metros de asfalto novo no bairro.

As ruas atendem duas linhas de ônibus: Zoológico e Osternack/Boqueirão, o que as coloca na lista das vias com prioridade de manutenção. As intervenções integram o programa de requalificação da malha viária da cidade e a previsão é de que as obras sejam concluídas no início de fevereiro. 

O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, destaca que esse tipo de obra é especialmente relevante nas ruas onde circulam ônibus, devido ao maior desgaste causado pelo tráfego intenso e pelo peso dos veículos.

“Ao realizar a reciclagem do asfalto, a Prefeitura prolonga a vida útil das ruas, melhora a segurança e o conforto de motoristas, passageiros e pedestres, e impulsiona o desenvolvimento dos bairros”, afirma Jamur.

Em razão do bloqueio da Rua Luiz Machuca, as linhas 535 - Osternack/Boqueirão e 536 - Zoológico realizarão desvio de itinerário pelas ruas Ivaiporã, Jaguapitã, Jaboti e Francisco Derosso, ambos sentidos, até 24 de janeiro. Mais informações AQUI.

As obras avançam quadra a quadra. Durante os trabalhos, o trânsito opera em meia pista, com sinalização adequada fornecida pela empresa responsável. Motoristas devem redobrar a atenção às mudanças no tráfego para garantir a segurança.

Trechos contemplados

Na Rua Luiz Machuca, a intervenção abrange 380 metros, desde a Francisco Derosso até o ponto em que ela muda de denominação para Rua Itaúna do Sul. A partir daí, são mais 564 metros de requalificação até o cruzamento com a Rua Geraldo Warkentin, que, por sua vez, receberá melhorias em 242 metros, entre Itaúna do Sul e Vereador Antônio Giacomassi. Nesta última, os serviços estavam programados para iniciar na tarde de quarta-feira (15/1).

A comerciante Karina Gabriel, proprietária da Distribuidora de Bebidas do Polaco na Rua Luiz Machuca e também moradora da região, está entre os moradores que comemoram o início das obras.

“Toda melhoria na cidade é bem-vinda. Quando acontece na porta de casa, é ainda melhor. Ruas bem-cuidadas, no meu caso, contribuem tanto para as vendas quanto para a qualidade de vida”, destacou Karina.

As donas de casa Sônia Fraco Pereira e Sirlei Bragion, vizinhas e amigas, celebraram a revitalização da rua, que virou tema de conversa na comunidade.

“A rua é por onde os ônibus circulam, então é fundamental mantê-la com o asfalto em dia”, afirmou Sirlei. “Uma rua com boa infraestrutura melhora o dia a dia de todo mundo. É um cuidado essencial”, completou Sônia.

Outro benefício do investimento em infraestrutura viária é a redução do tempo de deslocamento e o aumento na eficiência dos itinerários do transporte coletivo, impactando diretamente a rotina de quem utiliza o serviço para estudar, trabalhar ou realizar outras atividades diárias.

Desenvolvimento dos bairros

A manutenção e recuperação da malha viária está entre as prioridades da Prefeitura, com o objetivo de beneficiar a população, impulsionar o desenvolvimento dos bairros e melhorar o transporte coletivo. Uma das técnicas utilizadas no programa é a reciclagem do asfalto, um método eficiente e sustentável que reaproveita os materiais existentes na via, reduzindo custos e impactos ambientais.

No processo de requalificação, a camada asfáltica danificada é revitalizada com o reforço da estrutura do pavimento. O asfalto desgastado é retirado e triturado, e, na sequência, são incorporados água, cimento e pedra, formando uma nova base para o piso. Por fim, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico. Essas camadas são feitas com intervalo de dias entre as aplicações, antes da nova sinalização ser executada.