Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Tarde de sensibilização

Moradoras do Caximba participam de vivência ambiental

Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres e a Cohab, promovem reunião de sensibilização e vivência ambiental para moradores do Caximba. Curitiba, 17/11/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS


Moradoras do Caximba participaram de uma reunião de sensibilização e vivência ambiental nesta quinta-feira (17/11), em uma parceria entre a Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres e a Cohab. O encontro, que aconteceu no Escritório Elo, buscou ampliar o vínculo entre moradores e os serviços ofertados pela Prefeitura e faz parte do projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba. 

O Bairro Novo do Caximba tem por objetivo aumentar a recuperação urbana da região e a preservação da bacia hidrográfica dos rios Barigui e Iguaçu, promovendo também o desenvolvimento ambiental, social, econômico e de lazer para população da Vila 29 de Outubro e das áreas adjacentes. Para a implantação do projeto, a Prefeitura conta com o financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). 

Contação de histórias

Para proporcionar um ambiente mais lúdico ao encontro, a Bruxinha Ayra, contadora de histórias do Bosque Alemão, apresentou uma história da mitologia indígena originária do Acre. Um Conto de Floresta revelava a criação do universo a partir das lendas indígenas, onde um ser feminino é responsável por criar o planeta como conhecemos.

Após a contação da história, as moradoras se reuniram para criar a imagem de uma mulher com elementos da natureza; folhas, galhos e frutos.

Neide Joseane Ferreira estava animada com a atividade. Moradora do bairro há sete anos, conta que gosta de participar das reuniões no Elo e que acha importante a conscientização dos moradores na preservação da natureza. 

“Eu já estou anotando tudo o que eu vou querer na minha casinha da Cohab quando ela ficar pronta, já está tudo planejado. Eu e minha filha vamos morar juntas e sonhamos ter um lugar cheio de plantas e flores”, celebra Neide.

Andreia Fragozo, foi com o filho Ariel de 5 anos, e conta que adorou o encontro. “Gosto de participar, acho importante”, comenta.

Próximos encontros

Este foi o primeiro de uma série de quatro encontros previstos para acontecerem até meados de dezembro. O próximo está agendado para o dia 23, no Bosque Zaninelli. A ideia é apresentar a importância social e ambiental do local. 

No dia 30, as mulheres voltam a se encontrar no Escritório Elo para conhecerem os serviços oferecidos pela Prefeitura para a comunidade. O último encontro está agendado para o dia 7/12, no Parque Guairacá.

“O Parque Guairacá é um parque linear, com projeto muito semelhante ao que será construído aqui no Bairro Novo do Caximba. É uma oportunidade para as moradoras conhecerem o local e terem uma ideia do que será implantado aqui”, explica Vânia Gladys de Azevedo Martins, analista de Desenvolvimento na Assessoria de Direitos Humanos.

Em alta