Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Dia Internacional da Mulher

Moradoras da Regional Tatuquara participaram de conversa sobre violência doméstica

Regional do Tatuquara comemora o Dia da Mulher com muita festa e ações sociais. Curitiba, 07/03/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Na tarde desta sexta-feira (7/3), a Administração Regional do Tatuquara abriu as portas para uma programação especial em homenagem às mulheres. Moradoras dos bairros Tatuquara, Caximba e Campo de Santana foram recebidas com música pela Banda Lyra, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

O coordenador da Administração da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz, conta que o evento deste ano apostou na informação como uma forma de conscientização acerca da importância da representação feminina na sociedade. 

“A nossa festa trouxe ações educativas e de prevenção sobre a violência doméstica, trouxe a informação necessária para proteger essa mulher vítima de violência. As palestras buscam trazer conhecimento para que ela possa se libertar desse ciclo", diz Ferraz. 

Violência doméstica

O evento trouxe temas importantes para discussão, como as políticas públicas implementadas pela Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, o papel da feminino no contexto social e a violência doméstica, em uma conversa com a Polícia Militar do Paraná. 

O 2º sargento José Augusto Bolzan, do 13º Batalhão da PM, integra a Patrulha Maria da Penha que atua na região e destaca a importância de ações como essa para esclarecer sobre os diferentes tipos de violência e os canais de denúncias e de proteção que o poder público oferece às vítimas. Ele explica que, em um ano, a Patrulha Maria da Penha já atendeu mais de 1.700 casos de violência doméstica na área de atuação do 13º Batalhão. 

“O objetivo é realizar orientações sobre a Lei Maria da Penha, as medidas protetivas, os cinco tipos de violência contra a mulher (psicológica, física, patrimonial, moral e sexual) e os canais de atendimento, para que elas se sintam mais seguras na hora de fazer uma denúncia”, ressaltou Bolzan.    

Sem medo de denunciar


No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


Para a vendedora Luciana Teixeira, a conversa sobre violência doméstica foi construtiva e trouxe informações importantes para que as mulheres consigam romper barreiras e denunciar os agressores.  

"A informação é muito importante para ajudar as mulheres que têm medo, receio e vergonha de denunciar. Ações como essa ajudam a quebrar alguns tabus para as vítimas que vivem com o agressor em casa”, afirma Luciana. 

A cozinheira Marli de Fátima Souza aproveitou o intervalo no trabalho e deu uma passadinha na Administração Regional para acompanhar o evento. “Valeu a pena acompanhar a palestra sobre os direitos das mulheres, foi uma tarde diferente. Vou aproveitar que estou aqui e tomar a vacina da febre amarela que está sendo disponibilizada pela equipe da Saúde”, disse Souza.  

A ação na Regional Tatuquara contou também com sorteio de brindes para elas, teatro sobre prevenção à dengue, aula de zumba, distribuição de mudas de flores, maquiagem, orientações de saúde da mulher e um lanche especial com as frutas da época.