As obras do programa Asfalto no Saibro, da Prefeitura de Curitiba, estão melhorando o cotidiano de cidadãos nas dez regionais da cidade. Um deles é Jussara de Fátima Pinto, 51 anos, moradora da Rua Augusto Schechetel, no Xaxim, via de saibro que recebeu asfalto nos 350 metros entre a Issac Krieger e Adelia Zaninelli Vons.
Com o primeiro asfalto, que deu fim aos buracos e a sujeira ocasionada pelo excesso de poeira e lama, a rua recebeu completo sistema de drenagem, com implantação de galeria de água pluvial, bocas de lobo e meio- fios. As intervenções deixaram o local mais atrativo, mas principalmente serviram para facilitar o deslocamento e dar segurança aos que vivem e circulam pelo local.
A rua tem um declive e as obras, contou Jussara, acabaram com o perigo que era caminhar por ela, especialmente nos dias de chuva.
“A descida era bem perigosa, a gente tinha receio de passar por ali. Agora todo mundo consegue transitar sem problemas, está muito fácil descer por aqui e nós ainda ganhamos tempo”, conta Jussara.
Fala Curitiba
As obras foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, a partir da organização de moradores que reivindicaram a melhoria no programa Fala Curitiba, de audiência públicas. A execução dos trabalhos está alinhada ao zelo da Prefeitura de Curitiba pela mobilidade urbana, a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros
“Estão todos elogiando esse trabalho, tanto o asfalto quanto a rapidez. É ótimo que a Prefeitura atenda aos nossos pedidos”, relata a moradora.
Asfalto no Saibro
Com as obras do programa Asfalto no Saibro diversas ruas de pavimento primário e sem infraestrutura estão sendo transformadas em vias urbanizadas, modificando por completo e para melhor a paisagem local e a rotina dos moradores
“Com mais de 135 km de obras já concluídas, o programa Asfalto no Saibro tem sido transformador para o desenvolvimento local, proporcionando infraestrutura essencial e conectando bairros”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
O programa contempla ruas com base em solicitações dos cidadãos feitas à Central 156 e ao programa Fala Curitiba, que envolve a comunidade no planejamento urbano. As obras são coordenadas pela Smop, com dezenas de frentes de trabalho em andamento. A maioria delas fica em bairros distantes do Centro.