A cantora Mônica Salmaso estará em Curitiba no próximo dia 27 de outubro, para uma apresentação no Canal da Música com seu trio formado pelo pianista Nelson Ayres e o saxofonista Teco Cardoso. O show faz parte da programação organizada pela Fundação Cultural de Curitiba para comemorar os 50 Anos do Teatro do Paiol, que hoje está em reformas, recebendo obras de preservação.
Os ingressos estão à venda na plataforma Zet.
Para essa ocasião especial, Mônica vai mesclar dois trabalhos com o trio: o show Alma Lírica Brasileira, criado para o CD homônimo de 2011 e que gerou CD e DVD ao vivo em 2012, e Homenagem a Vinícius, criado em 2013 em razão do centenário de nascimento do compositor. É uma bela homenagem a música popular brasileira, a riqueza das suas canções e ritmos.
Mônica sente-se honrada por reencontrar-se com a plateia de Curitiba, um mês após o sucesso das apresentações com Chico Buarque, e pelo significado deste retorno: o Teatro do Paiol. Ela conhece bem o Paiol, apresentou-se nele em 2014 como convidada do cantor e produtor Marcio Juliano no projeto Noël.
“A própria existência deste teatro (Paiol), a forma e o princípio de como ele nasceu e o que virou, é poesia. É um dos palcos mais charmosos e poeticamente mais bonitos do Brasil”, diz Mônica Salmaso.
Alma Lírica e homenagem a Vinícius
O que a plateia irá ver no Canal da Música será uma cantora em uma fase espetacular de sua carreira e que se tornou referência às novas gerações de cantoras da MPB, acompanhada de dois importantes e talentosos instrumentistas e arranjadores. Um trabalho em trio realizado por Mônica Salmaso, Nelson Ayres e Teco Cardoso, que pela evolução a que chegou não é comum de se encontrar atualmente.
No show estarão clássicos da MPB como A jangada voltou só, de Dorival Caymmi, Beatriz, de Edu Lobo e Chico Buarque, Trem das 11, de Adoniran Barbosa, Minha palhoça, de J. Cascata, Samba erudito, de Paulo Vanzolini, Xote, de Rodolfo Stroeter e Gilberto Gil e “Mortal Loucura, de Zé Miguel Wisnik sobre poesia de Gregório de Matos.
Estarão ainda diversas composições de Vinícius de Moraes - nem todas conhecidas do público -, parcerias realizadas com Tom Jobim, Chico Buarque, Carlos Lyra e Paulo Soledade. O show trará ainda duas composições de Nelson Ayres: Veranico de maio e Noite. Um show que proporciona à plateia a compreensão da importância e da qualidade da música brasileira, uma das melhores expressões da alma do país.
Show de Mônica Salmaso em homenagem aos 50 anos do Teatro do Paiol
Local: Canal da Música (R. Júlio Perneta, 695 – Mercês)
Data e horário: 27 de outubro, às 20h
Ingressos: R$ 50,00 e R$ 25,00 + taxas de serviço pela plataforma Zet
(https://clube.gazetadopovo.com.br/)