Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Recursos Humanos

Monge indiano fala sobre os caminhos da bem-aventurança para servidores da Prefeitura

Um grupo de servidores municipais participou nesta quarta-feira (15) da palestra "Os passos do Yoga - Caminho da Bem-Aventurança", ministrada pelo monge indiano Dada Siddheshvarananda, radicado no Brasil. Curitiba, 15/10/2014 Foto: Valdecir Galor/SMCS

Um grupo de servidores municipais participou nesta quarta-feira (15) da palestra "Os passos do Yoga - Caminho da Bem-Aventurança", ministrada pelo monge indiano Dada Siddheshvarananda, radicado no Brasil.

O mestre veio do estado do Rio de Janeiro para conversar com os servidores. “Ele nos fez perceber que o yoga vai muito além de postura corporal e aborda concentração, meditação e a importância de silenciar a mente”, explicou a idealizadora e organizadora voluntária do evento, Elis Denise Gondro, servidora da Guarda Municipal de Curitiba.

Estas ferramentas são fundamentais na melhoria dos relacionamentos humanos, pois promove o bem-estar individual e coletivo, proporcionando mudanças positivas. “Ao oferecer a atividade aos servidores, o objetivo é plantar uma semente, promovendo reflexões”, disse Elis.

O evento, que faz parte das comemorações do mês do servidor público, foi viabilizado graças a uma parceria entre o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), a Secretaria Municipal da Defesa Social e o Programa RH Criativo da Prefeitura de Curitiba, cujo objetivo é promover e reconhecer os talentos dos funcionários e servidores, assim como ampliar o seu repertório cultural.

Bem Aventurança

O monge pertence a uma organização sócio espiritual mundial chamada Ananda Marga, fundada na Índia em 1955. No Brasil, a organização está presente desde 1974. Em sânscrito, Ananda Marga significa Caminho da bem-aventurança. Não é uma religião, mas uma filosofia de vida aplicada à ação. Seu propósito é proporcionar a realização completa de todas as potencialidades humanas.

Monge desde 1988, ele iniciou sua missão na Índia e posteriormente foi ao México, Estados Unidos e atualmente desenvolve o seu trabalho no Brasil. Desde 2004, é responsável pelo setor da Ananda Marga que abrange toda a América do Sul.

Além da palestra, o evento contou com a apresentação da dançarina indiana Sri Radhe, do grupo Krishna Natyam.