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Mobilidade urbana

Missão técnica de banco financiador acompanha avanço das obras do BRT Leste/Oeste

Missão técnica do New Development Bank acompanha avanço das obras do BRT Leste-Oeste no Cajuru. Foto: João Paulo Pimentel

Técnicos da Prefeitura de Curitiba e especialistas do New Development Bank (NDB), o banco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), fizeram nesta terça-feira (18/2) visitas de campo para supervisionar o andamento das obras do BRT Leste/Oeste, uma das principais intervenções em mobilidade urbana da capital paranaense. 

A obra faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba e conta com financiamento de US$ 75 milhões do NDB. O projeto prevê a requalificação de 22,5 km de canaletas exclusivas para o transporte coletivo, ligando o CIC Norte a Pinhais, além de um ramal do Tarumã ao Cajuru. As obras incluem desalinhamento de estações-tubo, 48 km de ciclofaixas, novo paisagismo e sinalização para melhorar a intermodalidade. 

Percurso

A visita técnica começou no bairro Cajuru, onde os especialistas acompanharam as obras nas ruas Engenheiro Costa Barros e Ceilão, que receberão nova infraestrutura viária e faixas exclusivas para o transporte coletivo. 

Em seguida, o grupo percorreu o binário das ruas Olga Balster e Nivaldo Braga, entregue em setembro de 2024, e que conecta os bairros Cajuru e Tarumã, passando pelo Capão da Imbuia. O binário conta com faixas exclusivas para ônibus, ciclovias, novo paisagismo e nova iluminação pública, além de promover a integração entre diferentes modais de transporte e priorizar os pedestres que circulam pela região. 

No trajeto, a equipe também visitou os arredores do Terminal Capão da Imbuia e da Avenida Presidente Affonso Camargo antes de seguir até a Praça Eufrásio Correia, no Centro, onde futuramente haverá uma estação de conexão e baldeação dos BRTs Leste/Oeste e Norte/Sul.

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Marcio Teixeira, coordenador-geral da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag).

“A modernização do eixo Leste/Oeste é um passo essencial para garantir um transporte mais eficiente e sustentável em Curitiba, priorizando a integração entre modais e a redução do tempo de deslocamento”, afirmou Marcio Teixeira, coordenador-geral da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), responsável pelo gerenciamento dos projetos estruturantes na capital. 

Outras atividades

A missão de supervisão técnica do NDB, composta pelos profissionais Ludmila Vidigal e Guilherme Favoretto e pelo consultor Julio Garófalo, continua até quinta-feira (20/2), com reuniões de análise sobre o gerenciamento do contrato, supervisão ambiental e social e o andamento da execução das obras. “O apoio do NDB a projetos como esse reforça o compromisso do banco com soluções sustentáveis para a mobilidade urbana, com promoção de impacto social e desenvolvimento econômico”, diz Ludmila Vidigal, líder da equipe.