Técnicos da Prefeitura de Curitiba e especialistas do New Development Bank (NDB), o banco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), fizeram nesta terça-feira (18/2) visitas de campo para supervisionar o andamento das obras do BRT Leste/Oeste, uma das principais intervenções em mobilidade urbana da capital paranaense.
A obra faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba e conta com financiamento de US$ 75 milhões do NDB. O projeto prevê a requalificação de 22,5 km de canaletas exclusivas para o transporte coletivo, ligando o CIC Norte a Pinhais, além de um ramal do Tarumã ao Cajuru. As obras incluem desalinhamento de estações-tubo, 48 km de ciclofaixas, novo paisagismo e sinalização para melhorar a intermodalidade.
Percurso
A visita técnica começou no bairro Cajuru, onde os especialistas acompanharam as obras nas ruas Engenheiro Costa Barros e Ceilão, que receberão nova infraestrutura viária e faixas exclusivas para o transporte coletivo.
Em seguida, o grupo percorreu o binário das ruas Olga Balster e Nivaldo Braga, entregue em setembro de 2024, e que conecta os bairros Cajuru e Tarumã, passando pelo Capão da Imbuia. O binário conta com faixas exclusivas para ônibus, ciclovias, novo paisagismo e nova iluminação pública, além de promover a integração entre diferentes modais de transporte e priorizar os pedestres que circulam pela região.
No trajeto, a equipe também visitou os arredores do Terminal Capão da Imbuia e da Avenida Presidente Affonso Camargo antes de seguir até a Praça Eufrásio Correia, no Centro, onde futuramente haverá uma estação de conexão e baldeação dos BRTs Leste/Oeste e Norte/Sul.
Marcio Teixeira, coordenador-geral da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag).
“A modernização do eixo Leste/Oeste é um passo essencial para garantir um transporte mais eficiente e sustentável em Curitiba, priorizando a integração entre modais e a redução do tempo de deslocamento”, afirmou Marcio Teixeira, coordenador-geral da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), responsável pelo gerenciamento dos projetos estruturantes na capital.
Outras atividades
A missão de supervisão técnica do NDB, composta pelos profissionais Ludmila Vidigal e Guilherme Favoretto e pelo consultor Julio Garófalo, continua até quinta-feira (20/2), com reuniões de análise sobre o gerenciamento do contrato, supervisão ambiental e social e o andamento da execução das obras. “O apoio do NDB a projetos como esse reforça o compromisso do banco com soluções sustentáveis para a mobilidade urbana, com promoção de impacto social e desenvolvimento econômico”, diz Ludmila Vidigal, líder da equipe.