Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Financiamento

Missão francesa acompanha implantação do Projeto do Bairro Novo do Caximba

Missão francesa acompanha implantação do Projeto do Bairro Novo do Caximba. Curitiba, 24/10/2022. Foto: Rafael Silva/Cohab

Até quinta-feira (27/10), representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) estarão em Curitiba para o acompanhamento da execução do contrato de financiamento do Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba. A equipe formada pela chefe de operações, Delphine Le Duff, o gerente de projetos, Rogério Barbosa, e a especialista na área social e ambiental, Mathilde Lhour, esteve na tarde de segunda-feira (24/10) na Vila 29 de Outubro para conhecer o canteiro de obras e visitar as áreas de reassentamento e regularização fundiária. O projeto tem recursos na ordem de €$ 38,1 milhões da AFD e €$ 9,5 milhões em contrapartidas do município.

A comitiva foi acompanhada por integrantes da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento de Projeto (Utag), técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), Cohab e da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). Na visita, os franceses puderam conhecer detalhes da execução do projeto e peculiaridades da sua implantação, como o envolvimento da comunidade na obra e toda a expectativa da mudança de vida que já começa a acontecer na área de ocupação irregular que será totalmente urbanizada.

“É muito gratificante ver o projeto evoluir, ser materializado e impactar positivamente a vida das pessoas. Curitiba está de parabéns pelos avanços”, disse Delphine.

Durante a visita a Vila 29 de Outubro, a missão percorreu a área em que serão implantadas as primeiras 752 unidades habitacionais, além da infraestrutura de rede de água, luz e esgoto. A Construtora Sial Engenharia, vencedora da licitação, começou a obra há pouco mais de 20 dias. A remoção da camada vegetal e a montagem do canteiro de obras já mudou a paisagem na área da antiga horta comunitária, que será refeita em outro ponto, com a ajuda dos moradores e da equipe ambiental do Escritório Local (ELO) da Cohab.

Os franceses também foram até as áreas de reassentamento e regularização fundiária, em que puderam conversar com algumas lideranças, como a Dona Ni, responsável pela cozinha comunitária, e o pastor Jorge Nunes, da Associação de Moradores dos Amigos do Caximba. No fim da visita, a missão ainda conheceu o trabalho de educação ambiental conduzido na escola municipal Joana Raksa.

Visão geral

A missão de acompanhamento da AFD teve abertura oficial no auditório do Ippuc, com a participação do conselho deliberativo da Utag, formado pelo presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, o presidente da Cohab, José Lupion Neto, o secretário municipal de obras, Rodrigo Rodrigues, a procuradora geral do municipal, Vanessa Volpi Palácios, o secretário de Finanças, Cristiano Hotz, e a Controladoria do Município, representada pelo servidor Daniel Conde Falcão. Os trabalhados foram conduzidos pelo coordenador da Utag, Paulo Socher.

Nesta terça-feira, as discussões serão concentradas nas questões sociais do projeto, como a abordagem de gênero para o engajamento da comunidade, as estratégias de cadastramento e reassentamento das famílias e o modelo de contrato de financiamento dos imóveis.

Em alta