Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ação socioambiental

Missão da Agência Francesa avalia implantação do projeto Bairro Novo do Caximba

Missão da Agência Francesa avalia implantação do projeto Bairro Novo do Caximba. Ilustração: Divulgação/IPPUC

Na próxima segunda-feira (24/10) terá início mais uma missão da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para acompanhamento do Programa de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba, financiado pelo município em parceria com os franceses.

Na abertura marcada para as 9h no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc)  serão apresentados os objetivos e o cronograma da missão.

A iniciativa visa avaliar o progresso geral do projeto, trabalhar as dificuldades, próximas etapas, acompanhar o plano de ação de reassentamento das famílias, visitar a área, tratar das questões ambientais, sociais e de gênero.

Cumprem missão da AFD em Curitiba até a quinta-feira (27/10) a representante da agência em Paris, Delphine Le Duff, que é chefe da equipe de projeto, além de Rogério de Paula Barbosa e Isabela Maia, que fazem parte da AFD no Brasil. 

Visita

Na tarde do primeiro dia de missão, a comitiva vai participar de uma visita ao território abrangido pelo projeto, onde acontecerá uma reunião com a equipe que atua no Escritório Local do Caximba (ELO).

Em seguida os técnicos da AFD vão conhecer o canteiro de obras da primeira etapa da intervenção – onde serão construídas as primeiras 752 casas, de um total de 1.147.

Calendário de execução

De terça-feira (25/10) a quinta-feira (27/10) serão apresentados os resultados da análise feita pela consultoria sobre o tema gênero – uma exigência da AFD para a execução do projeto, além dos detalhes do plano de reassentamento das famílias e questões da propriedade das casas e modalidades de realocação.

Também serão discutidas as próximas etapas e o calendário de execução, além de um diálogo sobre futuras oportunidades de cooperação e financiamento entre a Prefeitura de Curitiba e a AFD.