Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba Resiliente

Missão da AFD visita área do futuro Ecodistrito Belém, em Curitiba, e destaca receptividade das famílias

Técnicos da Cohab e da Prefeitura apresentaram temas relacionados à habitação durante o encontro com a missão da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Na imagem o Presidente da Cohab, André Baú. Curitiba, 08/04/2025. Foto: Rafael Silva

O segundo dia da Missão da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) em Curitiba, nesta terça-feira (8/4), foi marcado por uma visita de campo à área que será beneficiada com o projeto do Ecodistrito Belém, nos bairros Uberaba e Boqueirão. Antes, a diretoria da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) apresentou as ações já realizadas de mapeamento e cadastramento das famílias que serão contempladas pela intervenção.

A chefe da missão, Delphine Le Duff, destacou a importância das atividades já realizadas e se surpreendeu ao observar a receptividade das famílias durante a visita ao local.

“O mapeamento e cadastramento são muito importantes, estou tranquila em ver que o trabalho já iniciou e que as famílias parecem bastante cooperativas com as equipes da Cohab. Estou impressionada, porque é difícil as pessoas deixarem suas casas onde vivem há 30 anos. Mas elas estão felizes em irem para uma situação melhor, longe dos riscos de alagamentos”, enfatizou a chefe da equipe de projetos da AFD.

Delphine elogiou o projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e o comprometimento das equipes envolvidas. “É um projeto integrado que conta com várias dimensões, climática, social, ambiental e urbana. Um desafio grande para a Prefeitura, mas vejo que as equipes trabalham bem em conjunto e parecem apaixonadas por esse programa”, disse.

Também participou da visita, o consultor para temas socioambientais e de sustentabilidade contratado pela AFD, Thomas Lejeune, além de profissionais de diferentes secretarias municipais envolvidas no projeto. Lejeune ressaltou os elementos da proposta de intervenção e o diagnóstico apresentado sobre os moradores.

“Como engenheiro ambiental, ao visitar o local e ver a condição dos rios foi possível compreender a necessidade deste projeto de solução baseada na natureza. Teremos muito trabalho para melhorar a situação, atuando de forma integrada com ações de saneamento, manejo de resíduos, drenagem, novas moradias e parque linear”, destacou o consultor francês.

Perfil dos moradores

Antes de visitarem o local, os membros da comitiva francesa assistiram, na sala do Hipervisor Urbano, à apresentação da diretora de Relações Comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi, e do diretor técnico, Diogo Pouzato, sobre as ações da companhia e diagnóstico das famílias que habitam a área de abrangência da intervenção.

O mapeamento ocorreu em julho de 2024, com a identificação de 450 imóveis residenciais e oito imóveis comerciais, dos quais 390 imóveis na área de reassentamento e 60 imóveis na área de regularização. Durante o cadastramento em área, foi aplicado questionário em 345 famílias, o que representa 76,6% do total mapeado.

Entre as famílias cadastradas, 56% têm renda familiar de até dois salários mínimos. Do total, 10% possuem na família pessoa com deficiência e 10% são famílias de mulheres únicas provedoras. Além disso, foi realizado um levantamento dos animais domésticos, com 245 animais cadastrados, entre cães e gatos.

Programa

Parte do Programa Curitiba Resiliente, o projeto Ecodistrito Belém é uma solução urbanística de Curitiba para criar bairros mais resilientes às mudanças climáticas, com fortalecimento das estruturas ambientais, sociais e econômicas, proporcionando espaços públicos que facilitem a interação entre as pessoas, o meio urbano e as áreas verdes. Está previsto o reassentamento de aproximadamente 450 famílias que habitam locais impróprios, como as margens de rios.

Além da construção de novas moradias, o projeto financiado pela AFD prevê um parque linear alinhado ao conceito de cidade-esponja, barracão do EcoCidadão e uma novidade, o Ecohub Belém, um ambiente de negócios e oportunidades. Em dezembro de 2024, o projeto foi aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério de Planejamento e Orçamento.

Também participaram do segundo dia da missão, a presidente do Ippuc, Ana Zornig Jayme, o presidente a Cohab, André Baú, o representante da AFD no Brasil, Rogério Barbosa.