Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Natal com música

Missa festiva abre eventos natalinos e homenageia Santa Cecília

Missa na igreja Carmelo Nossa Senhora da Assunção e São José, no Guabirotuba que abriu o Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais “Nosso Coração Está em Festa” - Curitiba, 22/11/2024. - Foto: Daniel Castellano / SMCS


A missa festiva anual na igreja Carmelo Nossa Senhora da Assunção e São José, no Guabirotuba, abriu o Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais “Nosso Coração Está em Festa”, nesta sexta-feira (22/11). Foi a oitava celebração religiosa oficiada nessa mesma data, que coincide com o dia dedicado a Santa Cecília, padroeira dos músicos e da música sacra.

O prefeito Rafael Greca e o vice, Eduardo Pimentel, participaram do ato religioso. Ele também foi dedicado à memória da primeira-dama, Margarita Sansone, falecida há três meses. Com a voz embargada, Greca agradeceu as orações pela esposa, feitas pelo padre André Biernaski e pelas irmãs carmelitas que vivem reclusas no local. No ano passado, Margarita acompanhou Greca.

“Sou grato pelo ano lindo que tivemos, apesar dos sofrimentos. Tivemos uma colheita profícua”, disse, no final da celebração, ao se referir a realizações como a entrega da obra da Linha Verde e os 175 prêmios – nacionais e internacionais – que reconhecem a excelência das ações promovidas pela Prefeitura de Curitiba por meio de seus diferentes órgãos. “Tudo isso é produto da governança em favor do povo, pois fizemos o bem e o possível para elevar Curitiba”, concluiu.

Música e canto

Como todos os anos, orquestra e coro da Camerata Antiqua de Curitiba, da Fundação Cultural de Curitiba, participaram da missa. Sob a regência da maestrina Mara Campos, cantores e instrumentistas apresentaram 11 peças sacras e a popular Noite Feliz. Composições dos brasileiros Heitor Villa Lobos e José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita fizeram parte do repertório.

As irmãs carmelitas, que acompanharam a missa em um recinto próximo ao altar, também deram sua contribuição ao concerto. Elas juntaram suas vozes as dos cantores eruditos e, ao comando da regente, cantaram parte da peça “Gloria In Excelsis Deo”. No fim da missa, foi a vez do padre André Biernaski oferecer música aos presentes. Na harmônica, ele tocou “A 13 de Maio” – uma canção que alude ao aparecimento da Virgem Maria na cidade portuguesa de Fátima, no início do século passado.

Presenças

Também prestigiaram o ato a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro; o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Júnior; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a presidente da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal; o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Mário Augusto Fontoura Júnior; o presidente da Companhia de Habitação de Curitiba, José Lupion Neto; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o controlador-geral do município, Daniel Falcão; o secretário da Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; e o secretário municipal das Finanças, Cristiano Hotz.

Além deles, participaram da celebração a assessora de Direitos Humanos, Elenice Malzoni; a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Denise Moraes; os administradores Regionais Portão/Fazendinha, Gérson Gunha; de Santa Felicidade, José Dirceu de Matos; do Cajuru, Narciso Doro Júnior; e da Matriz, Bruna Nowak; a deputada estadual Márcia Huçulak; e o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro.


Em alta