Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Na Palma da Mão

Miniaturas de atrativos turísticos para cegos e pessoas com baixa visão agrada o público

Curta Curitiba Na Palma da Mão, miniaturas de atrativos para quem não vê agrada público. Na imagem, Veranice Ferreira. Curitiba, 03/07/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS

Aos poucos, os atrativos turísticos de Curitiba vão ficando mais inclusivos para os visitantes cegos ou com baixa visão, e também para os que moram na cidade. Já está em uso o recurso tátil-auditivo retornável “Curta Curitiba Na Palma da Mão”, conjunto de miniaturas tridimensionais de cartões postais para fazer quem não vê, com a ajuda da imaginação, conhecer ou revisitar cada um deles.

“Foi uma explosão de imagens na minha cabeça. Chorei de emoção”, diz a corretora de imóveis aposentada Veranice Ferreira, cega há dez anos, ao identificar o ícone correspondente ao Teatro do Paiol com as pontas dos dedos. O monumento sempre a impressionou.

Atrativos turísticos

Além do Teatro do Paiol, já foram transformados em miniaturas para manuseio de pessoas cegas o MON (Museu Oscar Niemeyer ou Museu do Olho), a Estufa do Jardim Botânico, o Portal do Passeio Público, a Fachada da Casa Mila (Bosque Alemão) e a Torre Panorâmica. A ideia é, em breve, ampliar o número de logradouros retratados em miniaturas.

Assim como Veranice, o Brasil tem cerca de 528 mil cegos. Destes, 7 mil vivem em Curitiba. A informação é do Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Memória e emoção

“Como pode ser tão bonito um lugar construído para guardar pólvora? E na miniatura os detalhes são tão perfeitos! É um grande passo para a cidade se tornar mais acessível e, com certeza, vai ser um sucesso”, comentou Veranice, diante do prédio histórico que não pode ver mais. No local, ela foi acompanhada pela analista de turismo do Instituto Municipal de Turismo, Maíra Pedron.

Veranice participou da validação das miniaturas, etapa que antecedeu a aprovação de cada peça. A atividade foi organizada pelo Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (DPCD), que propôs o projeto. O Instituto Municipal de Turismo (IMT) foi o responsável pela execução, ao lado do FabLab da Fundação de Ação Social (FAS). O lançamento foi feito pelo prefeito Rafael Greca na abertura do Expoturismo Paraná, em junho.

As peças são brancas – para facilitar a identificação de quem não é completamente cego mas enxerga pouco – e estão fixadas sobre pedestal preto. Abaixo deles, um QR Code remete para o link com a audiodescrição correspondente ao atrativo turístico relacionado a cada ícone.

Multimídia

Para facilitar o uso do material, todos os ícones são colocados em sacolas próprias e oferecidos para retirada, sem custo, em quatro locais: IMT, Centro de Atendimento ao Turista do Jardim Botânico, Posto de Informações Turísticas da Torre Panorâmica e no DPCD.

Para retirá-las, basta procurar diretamente o material naqueles endereços ou fazer a reserva antecipada, pela internet. O empréstimo pode ser feito pelos próprios cegos ou seus familiares e amigos, além de guias turísticos, depois de preenchido o termo de uso e devolução.

Passeios inclusivos

Quem também se emocionou com o Curta Curitiba Na Palma da Mão foi Carla Mazzeti, a primeira guia de turismo a fazer o empréstimo do material para atender a um grupo de turistas com visita pré-agendada e no qual haveria cegos.  

“Fiquei sabendo da novidade e vim logo. É lindo, emocionante e também necessário, pois ajuda o nosso trabalho. Estamos falando de um nicho do setor que está crescendo”, observou ela, que está há 12 anos com turismo inclusivo.

Destino Inteligente

Curta Curitiba na Palma da Mão é uma das estratégias do eixo Curitiba Destino Turístico Inteligente, que visa tornar a cidade mais inclusiva e acessível para os turistas e visitantes locais dos atrativos turísticos.

Na semana passada, o Instituto Municipal de Turismo deu a largada para a estratégia Curitiba Roteiro Seguro, voltada para o segmento LGBTI+. A ação é uma parceria com a Assessoria de Direitos Humanos/Política de Diversidade Sexual.

 

Serviço

Curitiba na Palma da Mão
Miniaturas 3D de atrativos turísticos
Clique aqui para saber como emprestar, usar e devolver a sacola com as miniaturas