Estão abertas as inscrições para os cursos de março da Fazenda Urbana de Curitiba. Serão dois cursos gratuitos no mês, com foco no conhecimento e manutenção de abelhas nativas sem ferrão e cuidados com plantas doentes.
As iniciativas buscam promover a conscientização sobre a importância das abelhas nativas na produção de alimentos e fornecer orientações sobre práticas agrícolas saudáveis. São 15 vagas para cada curso e as inscrições são feitas pelo portal do Guia Curitiba.
A Fazenda Urbana é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).
Abelhas Sem Ferrão
No dia 6 de março, das 13h30 às 16h30, acontece o curso Abelhas Sem Ferrão – Cuidados e Manutenção Básicos, que abordará temas essenciais para compreender e preservar as abelhas nativas, destacando a importância desses polinizadores na produção de alimentos.
A aula prática envolverá a abertura de uma colmeia da Fazenda Urbana, proporcionando aos participantes uma experiência única na identificação da estrutura e nos cuidados necessários.O curso será conduzido pelos instrutores Alessandra Mendes e Guilherme Scharf.
Minhas Plantas Estão Doentes! E Agora?
Já no dia 13 de março, das 8h30 às 11h30, o curso Minhas Plantas Estão Doentes! E Agora?, vai capacitar os participantes a lidar com problemas de saúde em plantas, abordando fatores que favorecem doenças, diferenciação de sintomas e métodos curativos, preventivos e promotores de saúde. A aula teórica será complementada por um tour pela Fazenda Urbana, permitindo que os participantes observem práticas agrícolas saudáveis diretamente nos canteiros. O curso será conduzido pelo instrutor Homero Amaral Cidade Junior.
Como participar
As inscrições para os cursos e oficinas da Fazenda Urbana são feitas pelo Guia Curitiba. Basta fazer a busca com o nome do curso que deseja realizar.
De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente da Fazenda Urbana, Marcos Rosa, para participar é preciso fazer a inscrição com antecedência e atender aos requisitos específicos de cada curso.
“As vagas são limitadas. Caso haja algum imprevisto e a pessoa não possa comparecer no dia do curso, solicitamos que cancele a inscrição para liberar a vaga para outra pessoa”, salientou Marcos.
É sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais parceiras do Projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.
Os cursos e oficinas realizados na Fazenda Urbana, fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.