A terceira etapa (África) do Circuito Adulto de Corridas de Rua da Prefeitura de Curitiba, reuniu 3.600 pessoas neste domingo (13/11). Com largada no Zoológico de Curitiba, os corredores e corredoras percorreram 10 quilômetros até o Parque Náutico.
A etapa de domingo homenageou os povos africanos que ajudaram a construir a capital paranaense.
Gisele Linhares, de 37 anos, foi uma das participantes. Para ela a prova foi muito especial. Depois de vencer a luta contra o câncer no rim e no pulmão, essa foi a primeira prova em que Gisele conseguiu completar todo o percurso de 10 quilômetros.
“Foi muito bacana e emocionante para mim. Eu venho de uma história de câncer no rim, com metástase pulmonar, hoje tenho apenas um dos pulmões, e depois do covid-19 a capacidade dele é de apenas 45%. Por tudo isso, conseguir terminar os 10 km foi uma medalha de ouro para mim”, comentou Gisele.
As disputadas das provas de 5 km e 10 km, aconteceram tanto no masculino quanto no feminino, além de contar com a participação de atletas com deficiência.
"Neste ano, cada etapa do circuito representa um continente de onde vieram as pessoas que formaram a história da cidade, porque cultura e esporte fazem parte da gestão do prefeito Rafael Greca”, disse Carlos Pijak Jr, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
A quarta etapa (Europa) do Circuito Adulto de Corridas de Rua da Prefeitura está marcada para o dia 18 de Dezembro na regional de Santa Felicidade. Na ocasião será entregue a última medalha para poder montar uma mandala, unindo as medalhas de participação de cada etapa.
Quem por acasião não pode participar de alguma etpa pode recuperar a medalha nas Corridas smart que acontecem nos dias 26 e 27 de novembro. O competidor escolhe se faz corrida ou caminhada, cujo percurso tem de ser de no mínimo 5 km. Ao final, ele recebe uma medalha. O percurso fica a critério de cada participante. Ele deverá comprovar via app no celular ou relógio o tempo e a distância percorridos.
Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.
5 km Feminino
1. Daiane Aline de Oliveira
2. Laryssa Fernanda Frois
3. Francini do Prado
5 km Masculino
1. Edson Reis
2. Alexandre Monte Carmelo
3. Jeferson Pereira de Almeida
10 km Feminino
1. Maria Eduarda Rattmann
2. Luciana Damazio
3. Adriana Lopes dos Santos
10 km Masculino
1. Adriano da Silva Duarte
2. Thiago Luis Caetano
3. Joel Lenart
O resultado geral da prova está disponível no Link