Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Afinados e talentosos

Mil estudantes da rede municipal de Curitiba participam das fanfarras

Estudantes da rede municipal mostram talentos no festival de fanfarras. Curitiba, 04/12/2024. Foto: Luiz Costa/SME

O Hino Nacional e o Hino de Curitiba foram os destaques da abertura do Festival de Fanfarras – ao vivo e a cores, realizado nesta quarta-feira (4/12) pela Coordenadoria de Projetos da Secretaria Municipal da Educação no Centro de Esporte e Lazer Vereador João Derosso, no bairro Xaxim.

Os estudantes, com figurino especial, mostraram talento e alegria nas apresentações, que incluíram bumbos, pratos, surdos, caixas e outros instrumentos.

As apresentações encerram o trabalho realizado com as fanfarras e corpos coreográficos escolares ao longo de todo o ano. Cerca de mil estudantes do Ensino Fundamental estão envolvidos.

“É muito legal”, resume Enzo Moura, da Escola Maria de Lourdes Lamas Pegoraro (Cajuru). Ane Beatriz Siqueira, da mesma escola, também gosta de assistir às apresentações dos colegas. “Fica tão bonito”, comentou a menina.

O maestro Daniel Carneiro Ribeiro, que se apresentou com os estudantes da Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli (Pinheirinho), é ex-aluno da rede e participava da fanfarra quando criança, na Escola Cel. Durival Britto e Silva (Cajuru).

“Desde 11 anos me envolvi e não parei mais, estudei no Conservatório e é uma grande alegria estar aqui hoje”, disse Daniel.

O encontro no Ginásio teve como objetivo promover um momento de confraternização entre os professores e estudantes envolvidos no projeto, além da troca de experiências musicais, artísticas e pedagógicas.

O projeto foi implementado na rede municipal curitibana em 2008, para ampliar as ações voltadas à educação musical. As ações pedagógicas apoiam a aprendizagem, o desenvolvimento e a disciplina dos participantes.

A prática também possibilita aos estudantes a aquisição dos códigos da linguagem musical, instrumentalizando-os para a leitura, a interpretação e o desenvolvimento de suas habilidades em execução instrumental.