Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Apoio aos pequenos

Microempreendedores "resolvem a vida" da empresa no Mutirão MEI em Curitiba

Mutirão MEI tem início na Rua da Cidadania da Fazendinha. Na imagem, à esquerda, o microempreendedor individual Roberto Pedroso de França. Curitiba, 07/05/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

No primeiro de cinco dias de Mutirão MEI 2024, na Rua da Cidadania Fazendinha, nesta terça-feira (7/5), os microempreendedores individuais (MEIs) da região aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e colocar as contas da empresa em dia, além de participarem de um encontro de negócios e de uma oficina que ensinou o caminho para ter a Prefeitura de Curitiba como cliente.

Foi o caso do microempreendedor individual Roberto Pedroso de França, 37 anos, que tinha aberto sua empresa para atuar nos serviços de entregas, mas com a mudança da área de atuação, deixou as contas do MEI atrasadas e aproveitou o mutirão para saber como colocar tudo em dia.

“É muito importante que quem tem um pequeno negócio possa ter ajuda para saber como manter os documentos em dia, saber que tem apoio, sem custo, como nesse Mutirão”, disse França.

Já o MEI Edson Veiga, 61 anos, conta que foi ao mutirão por acaso: ele é frequentador assíduo do Espaço Empreendedor Fazendinha, que está na Rua da Cidadania, e precisava de auxílio para emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). “É um ótimo serviço. Sou sempre muito bem atendido. Eles facilitam tudo”, disse o microempreendedor.

Oficina e Encontro de Negócios

Durante o Mutirão, foi realizada a oficina “Escola também Compra – MEI – Saiba como conquistar esse cliente”, que ensinou aos MEIS como fornecer serviços e produtos para a Prefeitura de Curitiba nas 422 unidades de ensino municipais (186 escolas e 236 Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs), e o Encontro de Negócios, incentivando o networking entre os donos de negócios, para futuras parcerias.

A MEI e artesã Lara Drynko, 54 anos, participou de ambos. “Quero saber se posso oferecer meu serviço para a Prefeitura e achei bem interessante saber dessa possibilidade”, contou.

Multisserviços

Com serviços ofertados gratuitamente, o Mutirão na Rua da Cidadania Fazendinha contou também com representantes das Secretarias de Administração Pública e Tecnologia da Informação (Smap) e da Secretaria Municipal da Educação (SME), que tiraram dúvidas sobre o e-compras e o Fundo Rotativo, além de instituições financeiras com a oferta de análise de crédito para MEIs.

"Reconhecida nacionalmente como  Cidade Empreendedora, Curitiba investe constantemente em ações de incentivo e apoio a quem tem seu próprio negócio. Este Mutirão MEI é uma das ações que auxilia, gratuitamente, os 213 mil MEIs formalizados em Curitiba e todos aqueles que querem começar a empreender", destaca o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.

O Mutirão MEI é uma das ações do Vale do Pinhão, realizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, dentro do Programa Curitiba Empreendedora, e pelo Sebrae-PR, alinhado ao compromisso da Prefeitura com o zelo pela inovação e empreendedorismo na cidade.

Mais Mutirão

Quem perdeu a oportunidade nesta terça-feira tem outros quatro dias para participar do Mutirão MEI, em diferentes locais. O evento é destinado a quem já tem um micro ou pequeno negócio (formalizado ou não) e quem quer começar seu próprio empreendimento e quer saber como.

Confira a programação das cinco edições do Mutirão MEI 2024

  • 7/5 (terça-feira) – Rua da Cidadania Fazendinha (R. Carlos Klemtz, 1700), das 9h às 17h
  • 14/5 (terça-feira) – Rua da Cidadania Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213), das 9h às 17h
  • 21/5 (terça-feira) – Rua da Cidadania Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430), das 9h às 17h
  • 23/5 (quinta-feira) – Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba (R. da Paz, 608), das 9h às 17h
  • 28/5 (terça-feira) – Rua da Cidadania Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033), das 9h às 17h

A cada dia, serão oferecidos vários serviços para quem precisa de uma forcinha para alavancar seu negócio próprio, como tira-dúvidas, consultorias, prestação de serviços, capacitações e encontros de negócios entre os participantes.

"Entre muitos serviços, continuaremos a oferecer consultorias empresariais do Sebrae, atendimentos no Espaço Empreendedor, completando assim o ciclo do Mutirão", destacou o consultor do Sebrae-PR, Rodrigo Feyerabend.

O microempreendedor individual de Curitiba também tem, durante o ano todo, atendimento gratuito nos nove Espaços Empreendedor. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com agendamento prévio pela Agenda Online.

Em alta