Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inovação

Metodologia BIM amplia precisão do planejamento à execução de obras em Curitiba

Equipe da Utag, com Vicenza Zambon Gardolinski, Marcio Teixeira e Luan Gonçalves, compartilhou a experiência de Curitiba com a ferramenta BIM em São Paulo. Evento reúne toda a cadeia da construção civil do país para discutir os avanços e desafios da metodologia no Brasil. Foto: Divulgação

Mais assertividade do início ao fim nas intervenções no município, reduzindo tempo de planejamento e execução, menores custos e mais qualidade no produto final. Essas são as principais vantagens do uso da ferramenta BIM (Building Information Modeling) pela Prefeitura, financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro das entregas contratadas pelo Projeto Novo Inter 2. O contrato incluiu a instalação do LaBIM, um laboratório especializado na metodologia BIM. O LaBIM funciona dentro do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), responsável pela disseminação da ferramenta na administração municipal.

A experiência de Curitiba foi tema da palestra realizada pelos técnicos da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), área responsável pela gestão dos contratos multilaterais do município de Curitiba, no evento promovido pelo BIM Fórum Conference, nesta segunda e terça-feira (27 e 28/5), em São Paulo.

“A modelagem em BIM agrega diferentes disciplinas, que podem ser acompanhadas em tempo real por todas as áreas envolvidas. Isso dá assertividade e agilidade nos ajustes do projeto e no andamento da obra”, explica Marcio Teixeira, coordenador da Utag, que fez a apresentação da estratégia BIM de Curitiba juntamente com a arquiteta Vicenza Zambom Gardolinski e o engenheiro civil Luan Gonçalves, integrantes da área de Obras da Utag.

Uma das aplicações diárias do BIM é no gerenciamento de obras, executado pela Utag nas intervenções dos projetos estruturantes, financiados pelos organismos internacionais, como o BID no Projeto Novo Inter 2. Por meio de formulários de acompanhamento e ajustes de não conformidades durante a execução, realizadas no meio digital e em tempo real, o gerenciamento ganha agilidade e precisão de informações. “Compartilhamos aqui nossa estratégia, metodologia e resultados no gerenciamento, demonstrando como a ferramenta nos suporta no dia a dia”, explicou Teixeira. 

O evento do BIM Fórum Conference tem o tema “O BIM avança. A transformação continua” e reúne players do segmento da construção civil no país, do design à execução, além de representantes de órgãos públicos e membros da academia. A plataforma começa a ser usada em novas etapas de obra a partir desse ano e isso amplia as áreas de atuação dos profissionais do setor. O objetivo do evento é trazer esse novo cenário para o centro das discussões, aproximando profissionais de toda a cadeia produtiva da construção e os maiores especialistas em BIM.

Para ampliar o uso da plataforma BIM e promover o aprimoramento dos profissionais, o Ippuc está viabilizando uma cooperação técnica com a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) para troca de experiências sobre a tecnologia com os docentes da instituição.

Em alta