Mesmo com o encerramento da campanha nacional de vacinação contra a gripe nesta quarta-feira (31/5), Curitiba vai continuar imunizando os moradores enquanto durarem os estoques da vacina na cidade. A decisão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue a recomendação do Ministério da Saúde para manter a disponibilização do imunizante.
O município conta atualmente com 238 mil doses em estoque da vacina contra a influenza. Podem se vacinar todos os moradores de Curitiba com 6 meses de idade ou mais, conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde.
O imunizante está disponível para aplicação em 105 unidades de saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h até o horário de fechamento de cada equipamento, o que pode variar (a maior parte fecha às 19h).
Os endereços e os horários de vacinação das unidades de saúde podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.
“Esse é um momento de as famílias procurarem os postos e todos se imunizarem contra a gripe. A vacina protege contra uma doença que traz muitas complicações, principalmente para as pessoas mais vulneráveis, e que pode, inclusive, matar", diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
“Podemos evitar isso de uma maneira muito simples. Vacina é vida, é proteção. Quem ama, vacina”, completa.
Até dia 26 de maio, Curitiba aplicou um total de 336.232 doses da vacina contra a gripe, sendo 238.451 no público prioritário, considerado mais vulnerável. A cobertura de vacinação contra a gripe é de 34,1% do público prioritário de 698.578 pessoas.
Orientações
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba orienta que os usuários cheguem com pelo menos 15 minutos antes do horário de fechamento da unidade para receber qualquer vacina.
Para se vacinar, além de ser morador de Curitiba, é preciso apresentar documento de identificação com foto.
A SMS solicita à população convocada para que, na medida do possível, evite buscar a vacinação nas unidades mais centrais, cujo movimento é maior, e priorize as demais. Lembra, ainda, que a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho só vacina pessoas com 12 anos ou mais. As demais 104 unidades atendem todos os públicos convocados.
Vacina contra a gripe
A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2 (que causou o surto mais recente de gripe no último ano). A vacina é contraindicada para menores de 6 meses e para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.
Aplicação de outras vacinas
A vacina contra influenza pode ser administrada com outras vacinas do calendário de rotina ou mesmo contra a covid-19. Não há necessidade de intervalo entre elas.
De acordo com Beatriz, a cobertura da vacina contra a covid-19 para crianças de 6 meses a 9 anos está em 41% na capital paranaense; e de 10 a 19 anos em 75%. “Esse é um bom momento de aproveitar e colocar a carteira de vacinação em ordem, já fazer as vacinas pendentes”, diz.
Público convocado para se vacinar contra a gripe
Todos com 6 meses ou mais
Público prioritário
Pessoas com 60 anos ou mais
Crianças com 6 meses a menores de 6 anos
Pessoas com comorbidades
Gestantes e puérperas (mulheres que passaram por parto há até 45 dias)
Pessoas com deficiência permanente
Trabalhadores de saúde
Profissionais da educação
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo
Forças armadas, de segurança e salvamento
Acamados (aplicação na residência)
Indígenas (aplicação pelo Distrito Sanitário Tatuquara e equipes do Consultório na Rua)
Moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência (aplicação na residência)