Nesta quinta-feira (22/6), vereadores da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) estiveram no Mesa Solidária Luz dos Pinhais, no Centro, um dos pontos que distribui refeições gratuitas para pessoas em vulnerabilidade, especialmente aquelas que se encontram em situação de rua. Durante a visita, os vereadores reforçaram o compromisso de assegurar que o atendimento continuará no local e que medidas serão tomadas para aprimorar os serviços oferecidos.
O presidente do colegiado, Alexandre Leprevost, destacou a importância dessas visitas. "Estamos aqui para conhecer de perto a realidade dessas pessoas e buscar soluções para tornar o atendimento ainda mais eficiente. É nosso compromisso assegurar que o Mesa Solidária continue a prestar um serviço de qualidade, garantindo o direito básico à alimentação", afirmou.
Durante a visita, os vereadores foram recebidos pelo gerente do Mesa Solidária, Admaro Anderson Pinto, que ressaltou a importância do trabalho conjunto com as entidades responsáveis pela preparação e distribuição das refeições.
"Nosso objetivo é não apenas oferecer uma refeição quente e nutritiva, mas também proporcionar acolhimento e dignidade para essas pessoas em situação de rua. Trabalhamos em parceria com entidades comprometidas com a causa, buscando sempre o aprimoramento dos serviços prestados", destacou Admaro.
Os vereadores da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social têm programada uma visita à Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo, onde acompanharão a entrega do jantar no equipamento localizado no viaduto do Capanema.
Mesa Solidária
O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos de ajuda às pessoas em situação de rua), que adquirem, preparam e servem os alimentos.
Hoje os espaços que atendem o Mesa Solidária são as unidades Luz dos Pinhais, atrás da Catedral (Centro), e a Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, no Viaduto do Capanema.
Participaram do encontro os vereadores João das 5 Irmãos, Oscalino do Povo e Pastor Marciano Alves; e o presidente do Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua), Leonildo José Monteiro Filho.