Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança Alimentar

Mesa Solidária Patrícia Casillo terá almoço e jantar nos dias 11, 12 e 13/1

Mesa Solidária unidade Patrícia Casillo, volta ao atendimento. Curitiba, 10/01/2023. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Nesta semana, a unidade Patrícia Casillo do Mesa Solidária está com atendimento especial para servir refeições gratuitas para a população que se encontra em risco social na cidade. O atendimento desta segunda-feira e terça-feira (9 e 10/1) aconteceu no horário do almoço, das 12h às 14h. Já na quarta, quinta e sexta-feira haverá distribuição de almoço e também jantar.

A partir da próxima semana, o espaço da Prefeitura volta ao atendimento normal com ofertas de refeições apenas no jantar, a partir das 18h.

O Mesa Solidária Patrícia Casillo garante uma média 200 refeições por dia e dignidade à mesa para desempregados, idosos carentes e pessoas que estão em situação de rua. Nas unidades dos Mesa Solidária, todos podem se alimentar em lugares limpos e confortáveis. Durante o dia, o espaço é utilizado para ofertas de cursos de capacitação na área de segurança alimentar para que pessoas interessadas em aprender uma profissão consigam um emprego ou iniciem o próprio negócio.

José Luiz dos Santos, 36 anos, esteve na terça-feira (10/1) para almoçar no local. Ele contou que está desempregado e não saberia o que fazer para se alimentar se não fosse o Mesa Solidária.

“Recebo um auxílio que serve pra pagar o quarto onde moro. Sem essa refeição não me alimentaria hoje. Soube que tem cursos aqui, e gostaria de fazer para talvez conseguir um trabalho”, disse.

O casal Crislaine Maria da Silva, 33 anos, e David Leonart Machado Galvão, 37 anos, estão desempregados e disseram que estão em situação de rua. Eles estavam pela primeira vez se alimentando no espaço. “Ficamos sabendo que a Prefeitura distribui comida para quem não tem como pagar e viemos aqui. Provavelmente não teríamos o que comer hoje e com certeza vamos voltar mais vezes”, contou Crislaine.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, salientou a importância do espaço do Mesa Solidária para as pessoas em situação de rua.

“São espaços onde elas têm a oportunidade de levar as mãos, usar um sanitário, poder sentar a mesa, se socializar e se alimentar com dignidade. A importância desse trabalho é justamente resgatar esses momentos de acolhimento, de afeto e carinho que os voluntários das ações proporcionam a essas pessoas”, afirmou Gusi.

Mesa Solidária

O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com 57 entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos de ajuda às pessoas em situação de rua), que adquirem, preparam e servem os alimentos.

As unidades oferecem segurança aos voluntários, dignidade aos beneficiários que se protegem das intempéries de clima, e têm acesso para lavar as mãos, utilização de banheiros e a possibilidade de encaminhamentos sociais.

Hoje são três os espaços atendendo o Mesa Solidária: o Restaurante Popular da Praça Rui Barbosa (Centro), o Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Catedral (Centro) e a Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, no Viaduto do Capanema.

Quer fazer parte ou conhece alguém para somar esforços no combate à fome em Curitiba? Entre em contato pelo whatsapp web do Mesa Solidária através do número (41) 99889-0063.

Em alta