Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Atrás da Praça Tiradentes

Mesa Solidária ganha espaço de apoio à população de rua e encaminhamento aos serviços sociais

Mesa Solidária Luz dos Pinhais recebe Unidade Avançada de Atendimento Social. Curitiba, 27/04/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

O Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Praça Tiradentes, ganhou uma Unidade Avançada de Atendimento Social, inaugurada nesta quinta-feira (27/4) pelo prefeito em exercício Eduardo Pimentel. Além de servir refeições gratuitas, o Mesa Solidária agora tem este espaço para prestar atendimento qualificado e realizar encaminhamentos sociais solicitados pelos frequentadores.

A Unidade Avançada de Atendimento Social é uma iniciativa da Fundação de Ação Social (FAS) em parceria com a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e vai atender todos os dias, ou conforme escala de servimento no local, das 10h às 14h e das 16h às 20h.

“O Mesa Solidária, além de ser local sagrado para a segurança alimentar dos que mais precisam, será também um espaço para ouvir e dar todo o apoio social de qualidade que a equipe da FAS já realiza na nossa cidade, garantindo a dignidade dos que aqui frequentam”, disse Eduardo Pimentel.

Estrutura

A Unidade Avançada de Atendimento Social conta com duas salas que serão utilizadas por uma equipe da FAS para entrevistar as pessoas em situação de rua que frequentam o Mesa Solidária. O objetivo é obter informações sobre quem são essas pessoas, incluindo idade, origem e outras informações importantes, e fazer encaminhamentos de acordo com as necessidades individuais de cada uma delas.

No período do almoço desta quinta-feira, já haviam sido feitas 50 abordagens na fila dos que aguardavam para se servir no Mesa Solidária, que resultaram em cinco atendimentos técnicos.

A assistente social Drielen Ferreira era uma das servidoras que trabalhavam no local. Ela explicou que caso seja identificado que a pessoa em situação de rua precisa de um serviço mais avançado ou que nunca tenha passado por atendimento, o assistente social realizará o encaminhamento.

“O objetivo é oferecer um atendimento mais completo e direcionado para cada indivíduo, de acordo com suas necessidades específicas. Por isso, a triagem é um momento importante para identificar as demandas e encaminhar cada pessoa para o serviço mais adequado”, especificou Drielen.

A assistente social também poderá oferecer orientações e informações sobre os serviços e benefícios disponíveis, além de realizar um acompanhamento mais próximo, caso necessário.

Preparo das refeições

Pela manhã, o prefeito em exercício Eduardo Pimentel esteve na cozinha da Praça Plínio Tourinho, ao lado do Centro POP Solidariedade, no Jardim Botânico. No local, o Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua) prepara as refeições que são servidas no Mesa Solidária Luz dos Pinhais.

Participaram da inauguração da Unidade Avançada de Atendimento Social, a presidente da FAS, Maria Alice Erthal; o secretário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; o presidente do INRua, Leonildo José Monteiro Filho; o superintendente da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino Pereira; e a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion.

Em alta