Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança Alimentar

Mesa Solidária celebra cinco anos com 1,5 milhão de refeições distribuídas em Curitiba

O prefeito Rafael Greca celebra cinco anos com 1,5 milhão de refeições distribuídas no Mesa Solidária em Curitiba. Curitiba,23/12/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Nesta segunda-feira (23/12), o programa Mesa Solidária completou cinco anos de atuação em Curitiba, consolidando-se como uma das iniciativas mais importantes de combate à insegurança alimentar. Desde sua criação, em 2019, o programa já distribuiu aproximadamente 1,5 milhão de refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade.

O prefeito Rafael Greca destacou a relevância do programa e sua contribuição para a sociedade curitibana. 

“Nesses cinco anos contamos com a parceria de 140 entidades e 1.400 voluntários envolvidas nesse programa que garante a segurança alimentar das pessoas mais carentes da cidade”, disse ele.

Greca destacou que o Mesa Solidária serve a quem mais precisa, sejam curitibanos ou não, mantendo a solidariedade que a primeira-dama Margarita Sansone, que morreu em agosto deste ano, tanto valorizava.  

Só em 2024, de acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), foram distribuídas 309 mil refeições por meio do Mesa Solidária.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, enfatizou a dedicação da gestão municipal e a importância do programa. "O Mesa Solidária reflete nosso compromisso diário com a segurança alimentar, sem interrupções, para atender os mais necessitados. Essa rede de solidariedade, formada por voluntários e entidades parceiras, é essencial para levar dignidade e esperança a quem enfrenta dificuldades," diz.

Expansão

O Mesa Solidária é uma ação integrada da Prefeitura de Curitiba, envolvendo a SMSAN, Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT). Enquanto a Prefeitura disponibiliza os espaços e suporte logístico, entidades parceiras, como ONGs e movimentos religiosos, cuidam da aquisição, preparo e distribuição dos alimentos.

Durante a pandemia, o programa foi ampliado, recebendo novas adesões e o apoio de feirantes e comerciantes. As "xepas" de hortaliças e frutas, alimentos excedentes sem valor comercial, passaram a ser doadas, assim como a produção de verduras da Fazenda Urbana da Prefeitura, utilizada no preparo das refeições.

Atualmente, o Mesa Solidária conta com cinco unidades de atendimento: Mesa Solidária Luz dos Pinhais (Centro), Escolas de Segurança Alimentar Patrícia Casillo (Capanema), Dom Bosco (Campo do Santana) e Vila Agrícola (Cajuru), além da cozinha da Praça Solidariedade (Capanema).

Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional

As Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional fazem parte do programa Mesa Solidária, uma iniciativa conjunta da SMSAN,  FAS e SMDT. Essas escolas oferecem capacitação profissional ao combinar conhecimento teórico e prático, criando oportunidades de emprego e renda para os participantes.

São cinco unidades: a Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo (Jardim Botânico/Centro); a Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco (Campo do Santana); a Escola de Segurança Alimentar Vila Agrícola (Cajuru); a Escola de Segurança Alimentar Casa Culpi (Butiatuvinha) e a Fazenda Urbana (Cajuru).

Essas instituições contam com o apoio de entidades como o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), bem como outras instituições de ensino, para oferecer cursos e capacitações relacionados à alimentação, abrangendo diversas áreas culinárias.

Em alta