Uma programação repleta de atividades culturais carregadas de emoção e beleza foi elaborada pela Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-racial da Prefeitura para celebrar o Mês da Consciência Negra. As atrações começam na quarta-feira da próxima semana (dia 15/11), no Memorial de Curitiba, no Centro Histórico, e vão até 20 de novembro – o Dia da Consciência Negra. A entrada é grátis.
“Com muito carinho, ao lado do Conselho Municipal de Política Étnico-Racial de Curitiba e parceiros da sociedade civil, planejamos mais essa estratégia para dar visibilidade às pessoas afrodescendentes, que ajudaram a formar essa cidade e esse país muito antes da chegada da maior parte das outras etnias. A ideia também é proporcionar ao público a oportunidade de conhecer um pouco do universo das pessoas negras e superar preconceitos”, diz a assessora de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba (Apir), Marli Teixeira Leite.
A data dedicada à Consciência Negra é emblemática. Ela coincide com o dia em que teria morrido Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, que se situava no atual estado de Alagoas, para lembrar as lutas dos movimentos negros contra a opressão decorrente de quase 400 anos de escravidão no Brasil.
Sons de terreiro
A abertura do evento, no dia 15, coincide com o Dia Nacional da Umbanda – uma das religiões de matriz africana praticadas no Brasil. Para marcar a data, o Memorial recebe o 2º Encontro de Curimbas. Curimba é a designação do grupo responsável pela música e pelos cantos sagrados em cada terreiro de umbanda. Cinco grupos se apresentarão no local, das 14h às 18h.
Crianças no palco e na plateia
Há atrações também para as crianças. No dia 16, às 14h, no Teatro Londrina, acontece a primeira apresentação da peça As Três Marias na Cidade do Esquecimento. O espetáculo volta ao mesmo palco no dia 20, no mesmo horário, e será seguido pelo 2º Encontro de Erês. Erê é a palavra iorubá que pode ser traduzida como “brincante”.
Nesse evento, a partir das 15h, acontecerá também a apresentação de corais de três unidades da rede municipal de educação de Curitiba. São elas o Centro de Educação Integral Issa Nacli e as escolas municipais Bairro Novo e Sophia Roslindo.
Caravana
No dia 17, uma sexta-feira, como parte da programação da Caravana Étnico-cultural, haverá as oficinas Ekodidé: o Ritual na Cena, às 14h, e Histórias do Mar: Navegando entre as Histórias do Brasil e da África, às 15h. A seguir acontecem as performances musicais dos grupos Princesas do Ritmo, às 16h, e Os Encantados, às 18h.
Odelair volta ao palco
O dia termina com a encenação da peça Odelair, às 18h, no Teatro Londrina, no Memorial. O espetáculo é uma referência à falecida atriz negra curitibana Odelair Rodrigues, artista de televisão, teatro, cinema, teatro e radioteatro. Ela foi uma das pioneiras da televisão no Paraná.
Mais Caravana e música negra contemporânea
No dia 18, um sábado, a Caravana volta ao Memorial, com artistas selecionados por meio de editais da Fundação Cultural de Curitiba.
O espetáculo de dança Housistência, Pele Ouro abre a programação, que também terá atrações musicais. No espetáculo Em Negrito Session, a artista Rúbia Divino dividirá a cena com Priscilla Pontes. A programação termina com a entrega da homenagem Orgulho da Regional, que destaca personalidades negras atuantes em cada Regional percorrida pela Caravana, e o espetáculo Vozes do Sagrado.
No dia 19, domingo da movimentada feirinha no Largo da Ordem, as atividades acontecem dentro e no entorno do Memorial. Quem estiver passeando por lá não pode perder. O espaço cultural se torna palco para o Sarau dos Migrantes (às 10h), com muita música, dança, recital de poemas, humor e network de artistas negros. Na sequência, sobem ao palco os artistas Janine Matias (11h) e Daniel Montelles com o seu Samba de Santa Bárbara (12h). Também se apresentam no Memorial os grupos Baque Mulher e Bloco Afro Pretinhosidade.
Religiosidade
Ao mesmo tempo, acontecem outros dois eventos. Na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito – o templo em estilo colonial construído por escravos na primeira metade do século 18 e para ser frequentado por eles - será celebrado um culto inter-religioso a partir das 9h45 e, às 11h, a Missa das Almas.
"Será outro momento muito bonito, pois o culto celebra a memória dos escravizados que construíram a igreja. Alguns, inclusive, estão sepultados lá", observa a assessora da Apir, Marli Teixeira Leite.
Perto dali, na Praça Tiradentes, adeptos do candomblé farão a louvação do orixá Iroko, a partir das 10h30, junto às gameleiras da Praça Tiradentes, perto da Catedral. De lá, o grupo segue em cortejo até a Igreja do Rosário onde aconteceram os ritos ecumênicos.
Em frente à igreja, ao meio-dia, acontecerá o evento Águas do Rosário. Nesse momento, pessoas de religiões de matriz africana aspergirão águas aromáticas sobre aqueles que desejarem. O grupo, então, descerá pela Rua Claudino dos Santos até o Memorial para o encerramento da programação dominical.
Artesanato afro e exposições
Último dia das atividades do Mês da Consciência Negra de 2023, depois das performances infantis o dia 20/11 (segunda-feira) termina com a apresentação do grupo musical Canjão. Será às 18h, no Memorial.
Durante os seis dias de atividades, o público poderá ver e comprar produtos artesanais na Feira de Afroempreendedores e apreciar a mostra fotográfica Negras Mães, idealizado pelas fotógrafas Cris Camargo e Ize Cavalheiro, e a exposição Arte em Crochê.
Serviço: Consciência Negra/Festa do Rosário
Data: de 15 a 20/11
Local: Memorial de Curitiba (Rua Doutor Claudino dos Santos, 79, São Francisco) e entorno
Para todos os públicos
Grátis
15/11 (quarta-feira)
2º Encontro de Curimbas
13h30 – Acolhimento e organização
14h – Abertura
14h20 – Tambores do Paraná (Linha: Exu)
14h50 – Curimba do Ceom (Linha: Saravá Pretos Velhos)
15h20 – Terreiro do Tio Toninho – TTT (Linha: Oxóssi, Caboclos, Boiadeiros e Marinheiros)
16h20 – Curimba Frapel (Linha: Seu Zé Pelintra)
16h50 – Curimba Terreiro Pai Maneco (Linha: Ogum)
18h - Encerramento
16/11 (quinta-feira)
Teatro Infantil – As três Marias na Cidade do Esquecimento
17/11 (sexta-feira)
Caravana Étnico-Cultural
14h - Oficina Ekodidé: O ritual na cena
15h - Oficina Histórias do mar: Navegando Entre as Histórias do Brasil e África.
16h – Princesas do Ritmo (música)
18h – Os Encantados (música)
19h – Odelair, uma Peça Teatral
18/11 (sábado)
Caravana Étnico-cultural
14h - Abertura
14h10 - Housistência - Pele Ouro (dança)
15h - Imperatriz da Liberdade (samba)
15h50 - Meu Varal (poesia)
17h - Em Negrito Sessions - Rubia Divino convida Priscilla Pontes
18h - Homenagem - Orgulho da Regional
18h30 – Vozes do Sagrado
19/11 (domingo)
Apresentações musicais
Local: Praça Tiradentes (junto às gameleiras)
10h – Sarau dos Migrantes
11h – Janine Matias
12h – Daniel Montelles – Samba de Santa Barbara
12h40 – Baque Mulher e Bloco Afro Pretinhosidade
Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito
10h30 – Louvação ao orixá Iroko
11h30 – Cortejo até a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito – com Bloco Afro Pretinhosidade
9h45 - Culto inter-religioso
11h - Missa das Almas
12h – Águas do Rosário
12h20 – Cortejo até o Memorial de Curitiba, com Ialorixás e grupos Baque Mulher e Bloco Afro Pretinhosidade
20/11 (segunda-feira, Dia Nacional da Consciência Negra)
14h – As três Marias na Cidade do Esquecimento (teatro para crianças)
15h - II Encontro de Erês (corais formados por crianças da rede municipal de ensino)
18h – Grupo Canjão (música)
* Eventos simultâneos à programação cultural:
- Feira de Afroempreendedores
- Mostra fotográfica Negras Mães
- Exposição Arte em Crochê