Em novembro, autores negras e negros serão destaque na programação das Casas da Leitura de Curitiba. As atividades para fazer circular a produção literária, principalmente a afro-brasileira, são diferentes em cada uma das 17 bibliotecas públicas da Fundação Cultural de Curitiba.
A programação abrange a oferta de livros e textos em varais e expositores temáticos, exibição de filmes, debates, rodas de leitura e contação de histórias. A intensão é promover ações culturais e informativas durante o mês de novembro para celebrar a igualdade racial e a consciência negra na cidade.
Autores negros nacionais e estrangeiros com títulos que vão da literatura infantil à adulta também fazem parte de discussões, como o poeta e escritor angolano Ndalu de Almeida, o romancista Ferréz, o cantor Emicida.
Entre os destaques estão mulheres negras na literatura, como os poemas da autora negra curitibana Laura Santos, conhecida como “Pérola Negra” e uma das fundadoras da Academia José de Alencar.
Debates sobre textos de Chimamanda Ngozi Adichie e bate-papo com obras de Conceição Evaristo, Carolina de Jesus e Jahid Arraes também fazem parte da programação de novembro.
A data
O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, marca a data da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A data foi instituída no Brasil como Dia de Zumbi e da Consciência Negra pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.