A Prefeitura de Curitiba teve duas iniciativas reconhecidas no Prêmio Topview Gastronomia, que aconteceu nesta quinta-feira (29/9) no Espaço Spot 105, em Santa Felicidade. A cerimônia de premiação contou com mais de 400 convidados.
O Mercado Municipal venceu o prêmio na categoria Melhor Estabelecimento Para Fazer Compras Gourmet. Além dele, o programa Mesa Solidária foi finalista na categoria Melhor Ação Social Envolvendo Alimentação.
O Prêmio Topview Gastronomia acontece desde 2016. Neste ano a edição teve 35 categorias que elegeram 70 finalistas entre 109 estabelecimentos gastronômicos da cidade. O tema deste ano foi “Gastronomia é Vida”.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, agradeceu o reconhecimento do prêmio. “Em nome do prefeito Rafael Greca agradecemos pelo reconhecimento ao Mercado Municipal, que é destaque na área gastronômica, e ao Mesa Solidária, que é uma iniciativa que visa combater a insegurança alimentar das pessoas em vulnerabilidade em Curitiba”, salientou Gusi.
Mercado Municipal
Inaugurado em 1958, o Mercado Municipal é endereço tradicional para compras em Curitiba e oferece ao consumidor, nas centenas de bancas de hortigranjeiros, lojas de delicatessens e setor orgânico, diferentes produtos alimentícios. Além de hortaliças, verduras e frutas de cada estação, ervas medicinais, temperos e especiarias, congelados, conservas, pescados, embutidos, carnes exóticas e com cortes especiais; bebidas, queijos e vinhos de diversas procedências.
Pioneiro, o Mercado Municipal de Curitiba foi o primeiro mercado municipal do Brasil a contar com um espaço dedicado exclusivamente a produtos orgânicos, estimulando uma nova tendência em alimentação.
Mesa Solidária
O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos de ajuda às pessoas em situação de rua), que adquirem, preparam e servem os alimentos.
Hoje são três os espaços atendendo o Mesa Solidária: o Restaurante Popular da Praça Rui Barbosa (Centro), o Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Catedral (Centro), e o novo ponto na Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, inaugurado em março deste ano no Viaduto do Capanema.