Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Dia Nacional da Umbanda

Memorial de Curitiba recebe o 3º Encontro de Curimbas; mais uma atração do Mês da Consciência Negra

3º Encontro de Curimbas no Memorial de Curitiba . Curitiba, 15/11/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O 3º Encontro de Curimbas, realizado nesta sexta-feira (15/11), foi um verdadeiro marco na promoção da música tradicional e da cultura popular brasileira. O evento que ocorreu no Memorial de Curitiba,  reuniu artistas, músicos e amantes de Curimba, uma manifestação musical rica em história e tradição, originária da cultura afro-brasileira. Além disso, o encontro também celebrou o Dia Nacional da Umbanda e a solidariedade entre as pessoas.

O Encontro de Curimbas contempla a programação organizada pela Caravana Étnico-cultural Ubuntu, no feriado da Proclamação da República. As atrações, abertas no começo de novembro, fazem parte dos eventos do Mês da Consciência Negra coordenado pela Assessoria de Promoção e Igualdade Racial da Prefeitura.

“A Prefeitura de Curitiba trouxe para a cidade um mês inteiro de comemorações, atividades e celebrações. E esse ano, o grande guarda-chuva é o programa Caravana Étnico Cultural, edição Ubuntu. Para comemorar o primeiro feriado oficial, vários produtores da cidade e a comunidade como um todo,  se reuniram com a prefeitura para organizar o mês inteiro de programação”, disse Marli Teixeira Leite, assessora de Promoção e Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba.

Walter Vieira Neto e Cythia Souza, do Terreiro Arruda de Aruanda, estavam muito felizes com o evento deste feriado.

“É a nossa cultura, é o que nós somos, então é importante esse encontro. Envolve muito axé, a gente consegue fazer conexões com outros terreiros. Isso  é importante para o povo de Axé, fortalece a luta do nosso movimento”, contou a Mãe de santo.

 Caroline Souza de Oliveira, do Terreiro Nosso Senhor do Bonfim, também ficou maravilhada em poder participar de um dia como este.

“É um sentimento muito bom.  Saber que já passamos por muitas coisas difíceis e  poder estar aqui, hoje, com o nosso Pai de santo, com a nossa Mãe de santo, representando toda a nossa ancestralidade, é uma coisa muito boa, é um sentimento maravilhoso”, afirmou Caroline.

Fim de semana

Neste sábado (16/11), as atrações são teatro e música. Em dois horários (11h e 15h), o Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba, receberá o público infantil com a peça “Enquanto contava Chico Rei”. As exibições fazem parte da II Mostra de Teatro Negro, da Companhia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo.

Na mesma data e espaço, às 20h, os adultos poderão assistir à montagem “Bom Crioulo”, da mesma companhia. Esse espetáculo será reapresentado no mesmo palco no domingo (17/11), às 19h.

Também no sábado, só que na sede do Bloco Afro Pretinhosidade, no bairro Rebouças, terão lugar as atividades do festival “Novembro Negro”. O evento terá uma feira de produtos elaborados por afro-empreendedores e apresentações do gênero musical que atravessou o Atlântico e se tornou sinônimo de Brasil: o samba. As atrações vão das 14h às 18h.

Religiosidade

Quem estiver circulando pela Feira do Artesanato, neste domingo (17/11), poderá conferir as atrações culturais no Memorial de Curitiba, das 9h às 11h30, será possível ver e ouvir as performances de artistas como o Grupo Canjão e o Slim Drácula, entre outros. A manhã de apresentações termina com o show de Daniel Montelles.

Diante da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito, no Centro Histórico, acontece o dia das “Águas do Rosário” – a cerimônia de purificação e renovação espiritual a partir da bênção das águas sagradas. O ato começa às 12h, na porta do igreja.

Um pouco depois, a partir das 14h, na Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho, acontece a Feira Afro da Zumbi. A praça  foi construída para preservar a memória do líder quilombola Zumbi dos Palmares, morto em 20/11/1695. O Dia Nacional da Consciência Negra instituído pela Lei 12.519/201, é uma homenagem ao líder Quilombola e simboliza a luta contra o racismo no Brasil. Até as 18h, deste domingo, estão programadas apresentações de canto e dança, e exposição de objetos artesanais feitos por afro-empreendedores. As peças remetem à cultura afro-brasileira.

Serviço:

Dia 16/11 (sábado)
11h e 15h
Peça para crianças “Enquanto contava Chico Rei”
20 horas
Peça para adultos “Bom Crioulo”
Local: Memorial de Curitiba, Teatro Londrina (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco)

Festival Novembro Negro e Feira com afro-empreendedores e apresentações musicais
Das 14h às 18h
Local: Sede do Bloco Afro Pretinhosidade (Rua Baltazar Carrasco dos Reis, 381 - Rebouças)




Dia 17/11 (domingo)

Shows de música e dança
Das 9h às 11h30
Local: Memorial de Curitiba (Rua Dr Claudinho dos Santos, 79 - São Francisco)

Cerimônia religiosa Águas do Rosário
12 horas
Local: Em frente à Igreja do Rosário (Setor Histórico, em frente à Fonte da Memória)

Louvação das Árvores Sagradas (Irôkos)
13 horas
Local: Praça Tiradentes (Centro)

Peça para adultos “Bom Crioulo”
19 horas
Local: Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco)




Feira Afro da Zumbi
Apresentações culturais e venda de produtos de afro-empreendedores
Das 14h às 18h
Local: Praça Zumbi dos Palmares (Rua Lothário Boutin, 289, Pinheirinho)





Em alta