Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Aniversário

Memorial de Curitiba: há 27 anos abrigando a história da cidade e um complexo cultural

Memorial de Curitiba completa 27 anos no próximo dia quinze de agosto. Curitiba, 11/08/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Um lugar que reúne a história da cidade, o Memorial de Curitiba chega a 27 anos de atividade nesta terça-feira (15/8). Localizado no Centro Histórico, o espaço foi idealizado em 1993 em comemoração aos 300 anos de Curitiba e inaugurado na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, em 15 de agosto de 1996.

De lá para cá, o Memorial continua firme e forte como uma araucária no propósito de ser um complexo cultural dentro de uma estrutura moderna. O edifício de arquitetura instigante, com cobertura e laterais de vidro e vigas metálicas, tem como inspiração as linhas e as formas do pinheiro paranaense.

Em seus três andares, o espaço abriga itens da história de Curitiba e do Paraná, além de estátuas de figuras importantes e pontos estratégicos para observar o centro da capital paranaense. O memorial, administrado pela Fundação Cultural de Curitiba, também é palco de diversos eventos para comemorar a história da capital.

O diretor da Fundação Cultural, Gabriel Paris, explica a importância do memorial para a cidade. “Além de conhecer a própria história, quem vem aqui pode conhecer o centro histórico da cidade de outra forma", diz o diretor.

Arquitetura

Desenhada pelo arquiteto Fernando Popp, a estrutura do memorial foi concebida com a proposta de ser uma praça fechada, com a identidade paranaense e do pinhão. Além disso, para simbolizar a cidade, as escadas em espiral remetem a uma araucária.

A construção do memorial também teve a preocupação de se misturar com o resto do centro histórico de Curitiba. Assim, a estrutura não ultrapassa a altura das igrejas, e não chama a atenção na paisagem, ficando imerso nos outros pontos históricos.

A arquitetura também contribui para a observação da paisagem curitibana. Muitas das janelas de seu interior são posicionadas para enquadrar outros pontos turísticos da cidade, e o piso superior tem o Mirante Marumbi, que é um dos principais atrativos do local.

Outro aspecto curioso do memorial é que, antes da construção da estrutura, o espaço era um estacionamento.

Atrações

Além do mirante, o local abriga salas de exposições, uma praça interna para apresentações, um auditório e esculturas de pessoas importantes para a história curitibana e paranaense.

Os salões de exposição são o Paranaguá e o Paraná, com exposições temporárias a respeito da história do estado, e o Curitiba. Localizado no terceiro andar, o Salão Curitiba é uma exposição permanente com diversos aspectos da história da cidade, desde a sua fundação até a atualidade. Outro atrativo é a Sala Himeji, que é uma homenagem à cidade japonesa que dá nome ao espaço.

O lugar também tem esculturas de muitas figuras relevantes como Santos Andrade e Alfred Andersen. No momento, está em exibição uma exposição comemorando os 150 anos de Santos Dumont, com uma réplica da aeronave Demoiselle. 

O Memorial de Curitiba também é o palco principal de grupos étnicos, que aos domingos se apresentam ali. 

Galeria de arte

Acima de tudo, o Memorial de Curitiba conta a história da cidade por meio de obras de arte. Na parede atrás do palco, na Praça Iguaçu, pode ser visto o painel do artista Sérgio Ferro, e no piso, está a obra do rio de pinhões e pinhas do escultor Elvo Benito Damo, representando o estado do Paraná.

O que você vai encontrar no Memorial de Curitiba

TÉRREO

Praça Iguaçu: O piso é revestido de paralelepípedos reciclados das ruas Vicente Machado e Saldanha Marinho e conta com o Rio de Pinhões do artista Elvo Benito Damo. Lá está o palco para as apresentações, inclusive do Pavilhão Étnico. O Teatro do Memorial também fica no térreo.

Sala Himeji: Himeji é cidade irmã de Curitiba e esse fato também é celebrado no Memorial. Em forma de presente recebido do Japão, encontra-se próximo ao elevador, uma maquete do Castelo Himeji e uma escultura que podem ser apreciadas pelos visitantes.

1º ANDAR

Capela dos Fundadores: Altares retábulos da primeira Igreja Matriz de Curitiba, talhados em madeira do século 18, nos quais o Papa João Paulo II celebrou missa quando esteve em Curitiba. Pinturas do artista Sergio Ferro. O local é bastante usado para concertos de música sacra erudita.

Salão Paranaguá: Atualmente está ocupado com a exposição Curitiba, Capital do Paranismo.

2º ANDAR

Salão Brasil: Atualmente ocupado com a segunda parte da exposição Curitiba, Capital do Paranismo.

3º ANDAR

Exposição Curitiba, Tempo e Memória.

TERRAÇO

Mirante do Marumbi.

Serviço

O Memorial de Curitiba é aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; e nos fins de semana e feriados, das 9h às 15h. O local não funciona às segundas-feiras.

Endereço: Rua Claudino dos Santos, 79