A manhã desta sexta-feira (7/2) foi de festa e um dia de gala para o esporte de Curitiba. Atletas e paratletas apoiados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura e que se destacaram em 2019 foram premiados com a medalha do Mérito Esportivo de Curitiba.
A solenidade da entrega das medalhas foi feita no Salão de Atos do Parque Barigui e reuniu vários curitibanos que brilharam nas competições esportivas em 2019.
A medalha é a mais alta honraria do esporte da cidade e é entregue pela Prefeitura aos atletas que destacaram o nome de Curitiba no cenário esportivo nacional e internacional.
Neste ano, por determinação do prefeito Rafael Greca, o prêmio foi ampliado e contemplou seis categorias: melhor atleta feminino, melhor atleta masculino, melhor paratleta feminino, melhor paratleta masculino, melhor atleta curitibinha feminino e melhor atleta curitibinha masculino.
A votação foi aberta e o público pode escolher seus favoritos pela internet.
Os vencedores
Na categoria atleta feminino a vencedora foi Bárbara Domingos, 19 anos, da ginástica rítmica. Ela recebeu 796 votos da população. “Não esperava ganhar esse prêmio do Mérito Esportivo, pois a escolha foi feita pelo público. Fiquei bem feliz, isso mostra que as pessoas estão acompanhando o meu trabalho”, disse Bárbara.
A atleta, que também foi a vencedora do Prêmio Brasil Olímpico 2019, falou da importância do incentivo da Prefeitura. “Esse apoio da Prefeitura é muito bom, já faz anos que eu recebo, desde quando eu tinha 12 anos. Se eu não tivesse esse incentivo não conseguiria fazer nenhuma viagem para competir”, afirmou.
“Todos os atletas de alto rendimento que se destacam em Curitiba têm o apoio da Prefeitura. A cidade está num bom patamar esportivo”, disse Bárbara. Em 2019 ela fez história ao conquistar a medalha de prata na prova da fita nos Jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru. Bárbara foi a primeira medalhista do Brasil nesta prova em Jogos Pan-Americanos.
A premiação fez parte da retomada dos trabalhos da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) em 2020.
Incentivo ao Esporte
A Prefeitura de Curitiba apoiou 10.490 atletas e paratletas em 2019 por meio do Programa de Incentivo ao Esporte, de forma direta e indireta. Foram 407 projetos beneficiados em 2019. O investimento do município foi de R$ 4 milhões para esportes convencionais e paradesporto.
Agora para 2020 já são 628 projetos protocolados para participarem do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura. O resultado dos escolhidos deve ser conhecido até o fim deste mês de fevereiro.
Também participaram da solenidade o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein, a superintendente da Smelj, Veridiana Maranho, diretores, chefes de núcleos regionais da Smelj, professores, servidores e os vereadores Pier Petruzziello e Mauro Bobato.
Os indicados e os vencedores do Mérito Esportivo de Curitiba
Atleta feminino
BARBARA DE KASSIA GODOY DOMINGOS – GINÁSTICA RITMICA
FERNANDA DE GOEIJ - NATAÇÃO
ISABELA ANTONIETTO DE ABREU – PENTATLO MODERNO
Vencedora: Bárbara Domingos, com 796 votos.
Atleta masculino
ALEXANDRE CERRI – STREET LUGE
ATHOS MARANGON SCHWANTES - ESGRIMA
RAPHAEL RACHED WINDMULLER - NATAÇÃO
Vencedor: Alexandre Cerri, do Street Luge, com 762 votos. Cerri conquistou o ouro no Campeonato World Roller Games, em Barcelona (Espanha), sagrando-se campeão mundial da modalidade
Paratleta feminino
CARMINHA CELESTINA DE OLIVEIRA – ESGRIMA EM CADEIRA DE RODAS
MARIA LUIZA PASSOS – TÊNIS DE MESA
TISBE DE SOUZA ANDRADE SILVA – NATAÇÃO
Vencedora: Maria Luzia Passos, do tênis de mesa, com 956 votos. Ela participou de três paralimpíadas, cinco mundiais e seis parapan-americanos. Em 2019 foi convocada para o parapan-americano, em Lima, mas não pode participar por causa de uma lesão. “Adorei e fiquei muito feliz com essa premiação. Já fiquei feliz com a indicação ao prêmio e mais surpresa ainda que fui eleita. Agradeço a todos que votaram em mim”, disse Maria. “Essa premiação é um incentivo para nós, cada vez mais nos sentimos mais incentivados pela Prefeitura. Isso é muito importante para todos nós atletas e paratletas”, afirmou.
Paratleta masculino
ANDERSON DOS SANTOS e DANIEL DA SILVA – VÔLEIBOL SENTADO
VINÍCIUS GUARIENTI - NATAÇÃO
VITOR GONÇALVES TAVARES – PARABADMINTON
Vencedor: Vinicius Guarienti, com 759 votos. Nos Jogos Paralímpicos Universitários, Vinícius Guarienti conquistou três medalhas de ouro nos 100m borboleta, nos 100m costas e nos 200m medley.
Atleta curitibinha feminino
ISABELA ROMANICHEN – TÊNIS DE CAMPO
ISADORA CARNIELLI – GINÁSTICA RITMICA
JULIA DAS NEVES BOTEGA SOARES – GINÁSTICA ARTÍSTICA
Vencedora: Julia das Neves Botega Soares, da ginástica artística, com 1.327 votos. Julia conquistou no Campeonato Brasileiro de Especialistas, no Rio de Janeiro, o bronze na trave e no solo. Já no Campeonato Brasileiro ficou em 1º lugar individual geral de 13 a 15 anos e em 1º lugar por equipe. No Campeonato Sul-Americano conquistou o 1º lugar individual geral, o 1º no solo e 1º lugar por equipe
Atleta curitibinha masculino
JOÃO EDUARDO SCHIESSL – TÊNIS DE CAMPO
LEONARDO SANTOS ESPINDOLA DIAS – TRIATLHON
LUAN CARLOS RODRIGUES – CICLISMO
Vencedor: Leonardo Santos Espindola Dias, do triatlhon, com 1.306 votos. Leonardo Dias conquistou o tricampeonato Brasileiro de Triathlon na categoria 10 anos.