Estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2018 foram homenageados, nesta segunda-feira (12/11), durante a cerimônia regional de premiação, que foi feita no auditório Mario de Mari, da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP). Seis estudantes conquistaram medalhas: duas de prata e quatro de bronze. Outros 28 estudantes receberam menções honrosas.
A Secretaria Municipal da Educação foi premiada por ter atingido a maior pontuação no estado do Paraná. A OBMEP estimula o estudo da matemática e revela talentos da área. Iniciada em 2005, a Olimpíada vem crescendo a cada ano e criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre estudantes e professores de todo o País.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, declarou que o evento representa uma grande festa para a educação pública e que desconstrói crenças de que a Matemática é algo complicado. “Esses estudantes vencedores representam todas as nossas escolas e professores que realizam um grande trabalho de desenvolvimento, aprendizagem e superação, desmistificando que é difícil aprender Matemática”, disse Maria Sílvia.
Na presença dos estudantes e seus familiares, Maria Sílvia parabenizou os medalhistas. “Nosso coração também bate mais forte junto ao de vocês, por esta conquista”, completou a secretária.
O estudante Wallace Airon Lima da Silva, 13 anos, da Escola Municipal Bairro Novo do Caic Lacerda Braga Sobrinho, no Bairro Novo, participou da OBMEP, pela segunda vez e foi contemplado com medalha de prata. “Fui motivado a participar do desafio que me permite a descoberta de algo novo, sempre fazendo com que eu possa evoluir”, disse Wallace.
Professores receberam diplomas de mérito e as escolas que se destacaram foram premiadas com troféus. A professora Karen Cristine Uaska dos Santos Couceiro, que atua nas escolas Bairro Novo do Caic e Maria Clara Tesseroli Brandão, foi premiada por ter o maior número de estudantes classificados para a segunda fase da 13.ª OBMEP.
A professora falou da importância de estimular os estudantes a participarem de atividades e eventos relacionados à Matemática. “Esta é uma competição muito saudável e envolvente. Mais do que medalhas, a vitória que esta olimpíada proporciona é o conhecimento sobre a matemática, ciência que perpassa nossa vida nos mínimos detalhes, afinal, a matemática está em tudo”, afirmou Karen.
Participaram da cerimônia de premiação o Coordenador Regional da OBMEP-PR, Yun Jin Yun, a Secretária de Estado da Educação, Lucia Aparecida Cortez Martins, o reitor do Instituto Federal do Paraná, Odacir Antônio Zanatta, a vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto, o gerente-executivo do SENAI, Filipe Miguel Cassapo, O pró-reitor de Graduação da Universidade Federal do Paraná, professor Eduardo Barra e representando o SINEPE, Jacir Venturi.
OBMEP
A Olimpíada contribui para a melhoria da qualidade da educação, identifica jovens talentos e incentiva o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. “Vocês devem sonhar grande porque tudo é possível. A conquista de hoje é um exemplo de que família, escola, governo e sociedade devem trabalhar juntas, investindo na educação”, destacou Yun Jin Yun, coordenador regional da OBMEP.
Receberam medalhas de prata da rede os estudantes: João Vitor Vieira, da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag e Wallace Airon Lima da Silva, do Caic Bairro Novo. Outros quatro receberam bronze: Bruno Betiatto Alves, da Escola Municipal Coronel Durival de Britto e Silva; Hendrius Carlos Fontes, da Escola Municipal Erasmo Pilotto; Maria Clara Fregati Rezende, da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbar e Ricardo Marinho, também do Caic Bairro Novo.
A OBMEP contou com 18,2 milhões de estudantes inscritos, dos quais 941 mil foram classificados para a segunda fase da competição. A Olimpíada premiou alunos das escolas públicas com 500 medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze, além de 38,6 mil menções honrosas.