Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde

Maternidade Bairro Novo implanta classificação de risco obstétrico

A Maternidade Bairro Novo passou a adotar neste mês o acolhimento das pacientes de acordo com o protocolo de classificação de risco obstétrico. Foto: Divulgação

A Maternidade Bairro Novo passou a adotar neste mês o acolhimento das pacientes de acordo com o protocolo de classificação de risco obstétrico. Desta forma, serão priorizados os atendimentos dos casos mais graves, organizando o processo de trabalho, melhorando a informação e classificando o atendimento de acordo com a queixa.

Todas as gestantes vinculadas à maternidade e que procurarem atendimento serão acolhidas e identificadas com pulseiras coloridas de acordo com a avaliação. São cinco cores: a vermelha tem prioridade máxima, com atendimento imediato. A de cor laranja se refere a casos muito urgentes com previsão de atendimento em 10 minutos. A pulseira amarela contempla os casos urgentes com tempo de espera não ultrapassando os 30 minutos. As cores verde e azul identificam pacientes em condições clínicas que permitam maior tempo de espera para a consulta.

A gestante Jhenifer Regnel Gonzaga, de 18 anos, está no final da gestação e a pedido do médico foi à maternidade para ser avaliada. “Ter essa identificação dá mais segurança e deixa a gente mais tranquila”, afirmou.

A Maternidade Bairro Novo realiza cerca de mil atendimentos ambulatoriais mês. Aproximadamente 70% desses casos poderiam ser atendidos nas unidades básicas de saúde, mas as gestantes procuram diretamente a maternidade. “Nossa prioridade é atender as pacientes que se encontram em trabalho de parto ou que apresentem alguma intercorrênciaclínica e que precisem de internamento”, explica a enfermeira obstetra Marcele Rabelo.