A Fundação de Ação Social (FAS) recebeu nesta sexta-feira (20/7) a visita da secretária de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Maringá, Marta Regina Kaiser. Ela veio a Curitiba conhecer o trabalho desenvolvido pelo município no atendimento às pessoas em situação de rua.
A secretária foi recebida pela presidente da FAS, Elenice Malzoni, e se reuniu com as coordenadoras de Resgate Social e de Acolhimento, Vanessa Resquetti Pereira e Maria Sirlei Nedochetko, ambas da Diretoria de Atenção à População em Situação de Rua, e com a coordenadora de apoio da Assessoria Técnica de Planejamento e Gestão Estratégica, Renata Carneiro.
“O atendimento às pessoas em situação de rua é uma prioridade do prefeito Rafael Greca. Desde o início da gestão, trabalhamos para qualificar os serviços voltados a esse público, principalmente com o reordenamento e criação de unidades”, explicou Elenice.
Marta falou que o acolhimento à população em situação de rua é uma demanda crescente em Maringá e que o município pretende aprimorar os serviços ofertados. Segundo a secretária, o objetivo é buscar experiências para organizar a rede de acolhimento do município, que hoje conta com a ajuda de entidades parceiras para a oferta de serviços.
Curitiba possui 34 unidades de atendimento à população em situação de rua, entre elas dez Centros de Referência de Assistência Social (Creas), seis Centros POP e 17 unidades de acolhimento, que somam 1.188 vagas, e a Casa da Acolhida e do Regresso (CAR), que oferece passagem de ônibus para as pessoas em situação de rua que querem voltar para seus municípios de origem.
Além disso, a rede do município conta com o Expresso Solidariedade, ônibus adaptado em um refeitório para que grupos voluntários sirvam alimentos em praças da cidade; o Consultório na Rua que faz procedimentos clínicos eletivos e testagem rápida de HIV, hepatites virais, sífilis; e o projeto Intervidas, ônibus que circula pelas ruas levando várias atividades, como rodas de conversa, oficinas e jogos que buscam a prevenção ao uso e abuso de drogas e a violência.