A Fundação Cultural de Curitiba começou na sexta-feira (10/2), às 20h, a montagem das estruturas para o carnaval na Rua Marechal Deodoro, que acontece nos dias 18 e 19 de fevereiro. Após dois anos sem desfiles em razão da pandemia da covid, a "avenida curitibana do samba" volta a receber os blocos de foliões, o carnaval nerd e as escolas de samba do grupo especial e de acesso.
Na sexta, a Marechal ficou parcialmente interditada até as 4h da madrugada de sábado (11/2). Já de sábado para domingo (12/2), a interdição neste mesmo horário foi total.
Na semana que antecede o Carnaval 2023, a Marechal Deodoro estará parcialmente interditada, com fluxo em meia pista. Serão montados arquibancadas, portais, travas de iluminação e equipamentos de som.
A estrutura da Marechal Deodoro
As arquibancadas serão montadas do lado esquerdo da pista, no trecho entre as ruas Barão do Rio Branco e Monsenhor Celso.
Na altura da Monsenhor Celso, do lado direito da pista, haverá uma área reservada a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Nos próximos dias, também serão instalados 120 banheiros químicos nos dois lados da avenida.
A estrutura na Marechal Deodoro tem capacidade para 3 mil pessoas. Nos dias de desfile, o acesso às arquibancadas é gratuito e por ordem de chegada, até atingir a lotação máxima.
“Todas as providências estão sendo tomadas para garantir a segurança e o conforto do público”, diz o presidente da Comissão do Carnaval 2023, Jaciel Teixeira. Haverá um ambulatório e cinco ambulâncias para atendimento médico de emergência, um contingente de 110 seguranças, 25 brigadistas, além da presença da Guarda Municipal e de policiais civis e militares.
Haverá também praça de alimentação, barracas para venda de comidas e bebidas (na Rua Monsenhor Celso) e oito food trucks dispostos na Barão do Rio Branco e na Avenida Marechal Floriano. Os comerciantes foram autorizados pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Agentes da Setran vão orientar o trânsito na região e equipes da Fundação de Ação Social estarão orientando e alertando a população para prevenir o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Dois dias de festa
Sábado
A festa na Marechal Deodoro começa mais cedo no sábado (18/2), às 13h30, com o Carnaval Nerd, que reúne participantes fantasiados de super-heróis e personagens dos filmes Stars Wars e Harry Potter. Eles saem da Praça Zacarias em direção à Marechal Deodoro.
O baile infantil começa às 15h, reunindo crianças e suas famílias para as brincadeiras ao som das marchinhas de carnaval executadas por banda ao vivo.
No fim da tarde, os blocos carnavalescos e escolas de samba dão início à concentração, entre a Rua Tibagi e a Travessa da Lapa. Nesse local haverá fiscalização do Ministério Público quanto à autorização da participação de menores de idade na apresentação das escolas. Crianças e adolescentes precisam de uma autorização da Vara da Infância e Juventude para desfilar.Nesse momento também é feita a contagem do número de integrantes de cada agremiação, para conferir se está de acordo com o regulamento do concurso.
Sábado, a primeira escola do Grupo Especial, Os Internautas, entra às 20h50. Depois chegam a Imperatriz da Liberdade (21h55), Acadêmicos da Realeza (23h), Mocidade Azul (0h5) e Enamorados do Samba (1h10).
Domingo
O domingo (19/2) de carnaval na Marechal Deodoro começa com o Bloco do Polakinho (14h), seguido da matinê infantil (15h).
O desfile tem início às 18h, com o corso Elas Clube (de carros antigos). Na sequência, entram os blocos Unidos de Judá, Ecoorquestra, Pretinhosidade e Fogosa.
Às 21h20, entram as escolas do grupo de acesso: Deixa Falar, Unidos de Pinhais (22h10), Leões da Mocidade (23h) e Embaixadores da Alegria (23h50).
O anúncio da escola campeã será feito na segunda-feira (20/2), a partir das 15h, no Memorial de Curitiba, onde acontece a apuração das notas do desfile.